Num mundo em que temos de carregar o telemóvel, o relógio, o portatil, os earbuds, etc… É completamente normal ter sempre um ou mais carregadores USB-C ligados à ficha, para o que der e vier. É apenas e só uma questão de otimização de tempo e de praticabilidade! Muitos de nós nunca desliga o carregador da tomada.
Mas, isto tem um custo. É um custo irrisório, mas ele existe.
Qual é o preço de ter o carregador sempre ligado à ficha?
Portanto, talvez pense que ter um carregador ligado à tomada sem estar a carregar nada, está a gastar 0. Porém, isso não é verdade, um carregador consome energia mesmo quando não está a carregar nenhum aparelho eletrónico.
Ou seja, mesmo que não esteja a ser utilizado para carregar algo, os circuitos internos dos carregadores continuam a receber alguma energia elétrica, que posteriormente transformam em calor. A corrente é baixa, sendo até difícil de detetar, mas ela está lá.
Quais são os números?
Como deve imaginar, vai sempre depender de carregador para carregador, mas segundo vários estudos, o consumo por hora anda à volta dos 0,00002~0,00003 kW.
Por ano, isto significa um gasto de 0,18 ~ 0,26 kW, o que em termos de euros propriamente ditos, se tivermos em conta o custo de 0,16€ por cada kW consumido (mercado regulado em Portugal), dá mais ou menos qualquer coisa como 3 ou 4 cêntimos gastos por ano. – (Por cada carregador ligado à ficha!)
Por isso, a não ser que seja uma daquelas pessoas que pretende poupar todos os cêntimos possíveis e imaginários, ter carregadores ligados à tomada não é de todo aquilo que lhe vai fazer a diferença na conta da luz. Pessoalmente, pago de bom grado para não ter de arrumar e desarrumar carregadores. Levantar-me do sofá, ligar o smartphone ao carregador, e fazer a minha vida… É impagável!
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!