Com o passar do tempo os smartphones vão ficando desatualizados. Assim chega a um ponto em que têm mesmo de se substituir. A 1 de outubro de 2023, pouco antes de o Android 14 chegar às massas, os utilizadores do Android 13, 12 e 11 representavam quase 60% de todo o conjunto de dados. O Android 11 surgiu em 2020. Já o Android Lollipop, que representava menos de 1% dos proprietários de telefones Android em outubro, chegou em 2014. Ou seja, há 10 anos. Embora as atualizações oficiais para o Lollipop tenham terminado anos atrás, agora foi mesmo o fim. A Google agora eliminou as atualizações dos Play Services para APIs Android 5.0 e 5.1. Ou seja, esta versão Android acaba mesmo de morrer.
Atenção: esta versão do Android acaba mesmo de morrer!
A Google descontinuou hoje as atualizações do Play Service para dispositivos Android Lollipop. Deste modo acabou com o reinado de uma década de suporte do mercado de aplicações Google. O Lollipop abrange o Android 5.0 e 5.1, o último dos quais recebeu uma atualização de segurança em março de 2018. Lembramos que as actualizações do Play Services diferem das actualizações de segurança na medida em que trazem novas APIs, correcções de segurança e funcionalidades de compatibilidade com as aplicações mais recentes da Play Store. Isto significa que a compatibilidade com determinadas aplicações da Play Store poderá ser interrompida num futuro próximo. Isto para smartphones Lollipop.
O Android 4.4 KitKat foi o último sistema operativo a ser enterrado ao nível dos Play Services. Em julho de 2023, cerca de 10 anos depois de chegar, o KitKat deu os últimos suspiros. Mantendo-se em linha com o Lollipop, a última atualização de segurança do KitKat chegou seis anos antes do fim dos Play Services, sendo também responsável por menos de 1% de todos os smartphones Android. Entretanto os fãs do Android Marshmallow devem aproveitar o tempo que resta. Este é o próximo sistema a desaparecer.
Hoje em dia, os smartphones Android estão a receber cerca de sete anos de actualizações de segurança prometidas, mesmo que isso não signifique que vão ter todas as funcionalidades mais recentes. No entanto, é muito melhor do que os quatro anos para o Lollipop, KitKat e praticamente todas as outras versões do Android até recentemente.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!