Atenção: a Google vai revelar algo assustador e grave sobre si!

Sabemos que por vezes as nossas informações confidenciais podem escapar. No entanto, não nos apercebemos de tudo o que sabem sobre nós e pior do que isso onde estão a usar essa informação. A boa notícia é que vai poder ficar a saber. A má é que se pode já preparar para um grande susto. É que a Google vai revelar algo assustador sobre si. Entretanto vamos explicar-lhe também o que poderá fazer com a informação revelada.

Atenção: a Google vai revelar algo assustador e grave sobre si!

Até aqui não estava acessível. No entanto, vai estar. Está confirmado que a Google prepara-se para disponibilizar o seu Relatório da Dark Web às centenas de milhões de utilizadores com uma conta Google gratuita. Isto significa que, em breve, ficará a saber onde é que os seus dados pessoais acabaram online.

Até agora, o Relatório da Dark Web da Google só estava disponível para os clientes que pagavam por uma conta do Google One. No entanto, a partir do final deste mês, a Google está a disponibilizar o serviço a qualquer pessoa com uma conta Google, paga ou não.

Isto significa que centenas de milhões de pessoas passarão a receber um aviso quando o seu endereço de correio eletrónico, data de nascimento, palavras-passe e outros dados sensíveis forem divulgados no âmbito de uma violação de dados.

Como funciona

Para saber se as suas informações fizeram parte de uma fuga de dados, primeiro tem de criar aquilo a que a Google chama um perfil de monitorização.

Por defeito, este inclui o seu nome, data de nascimento e endereço do Gmail. A Google também lhe permite adicionar outras informações ao seu perfil de monitorização, incluindo o seu endereço, endereços de e-mail adicionais e números de telefone.

Depois de introduzir esta informação, a Google procura correspondências nos dados que foram publicados na dark web em consequência de violações de dados.

Google assustador

Assim surge um resumo instantâneo do número de violações de dados em que os seus dados foram incluídos e do tipo de informação que foi divulgada.

Entretanto pode dar um clique em cada uma dessas categorias para saber quais as fugas específicas que continham as suas informações pessoais.

O que deve fazer?

A verdade é que algumas coisas pode mudar. Mas outras não. Assim será mais difícil mudar a sua morada e impossível mudar a data de nascimento. No entanto, pode mudar o seu endereço de correio eletrónico e algumas pessoas preocupadas com a sua privacidade mudam periodicamente de endereço de correio eletrónico para melhorar a segurança e reduzir o spam. No entanto, dado que muitas contas online estão ligadas a um endereço de correio eletrónico, isso implicaria, no mínimo, um certo grau de administração ao atualizar as contas para o novo endereço.

padrão de desbloqueio, nas palavras-passe, smartphone Android sinais, segurança em dois passos

Mas aquilo a que deve prestar atenção e agir imediatamente é ao nível das palavras-passe. Se o Relatório Google Dark Web revelar que a sua palavra-passe foi violada num ataque, pode clicar para ver exatamente qual a palavra-passe que foi divulgada. Por motivos de segurança, a Google apenas revela alguns caracteres de cada palavra-passe divulgada. No entanto deve ser suficiente para confirmar se foi uma palavra-passe utilizada regularmente ou (pior) em vários sites.

Certifique-se de que altera imediatamente qualquer palavra-passe que tenha sido violada.

A página de suporte do Google diz que o Relatório da Dark Web “estará disponível para todos os utilizadores com uma Conta Google de consumidor” a partir do final de julho.

Ainda não é claro onde aparecerá, mas a secção de segurança da página A minha conta no Google seria um bom local.

É realmente algo assustador que a Google vai acabar por revelar mas ao mesmo tempo muito útil para se conseguir proteger.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também