Abastecer numa bomba em pré-pagamento: o que deve fazer?

Esta é uma questão que faz confusão a muitas pessoas e existem boas razões para isso. É que afinal de contas cada vez temos mais bombas de combustível na modalidade de pré-pagamento e isto pode tornar mais complicada a questão de abastecer. O valor que pagámos inicialmente pode não ser suficiente para abastecer. Pode sobrar gasolina ou gasóleo e perdemos dinheiro, entre muitas outras coisas. Então o que se deve fazer para abastecer numa bomba em pré-pagamento.

Abastecer numa bomba em pré-pagamento: o que deve fazer?

De facto, esta é uma questão com vários cenários mas felizmente tudo tem solução. Embora algumas pessoas desistam de abastecer quando percebem que uma determinada bomba está em pré-pagamento a verdade é que poderá abastecer sem qualquer problema! Eis o que deverá fazer.

Man fills up car with gas and pays with his smartphone

Referir ao operador que pretende encher o depósito (recomendado)

Normalmente se precisar de encher o depósito pode referir isso mesmo ao operador da bomba. Nessa altura ele poderá desbloquear a bomba para que possa atestar. Quando concluir o processo é só pagar. Atenção que nem todas as bombas permitem isto, mas de uma forma geral dificilmente irão resultar.

Escolher um valor adequado (não recomendado)

Por muito bem que conheça o seu automóvel dificilmente é adivinho. Assim será muito difícil saber com precisão quantos Euros terá de gastar para abastecer.

gasolina

E se pagar a mais, o depósito ficar cheio e acabar por perder dinheiro?

Na realidade não o perde. Imagine que pagou 60 Euros e na realidade só conseguiu meter 45 Euros. O valor excedente será devolvido. A questão é como.

Se for pagamento por cartão normalmente poderá levar alguns dias a fazer a devolução. Em dinheiro há bombas de combustível que o fazem na hora. No entanto, em alguns casos, será necessária autorização.

aumentar a eficiência de combustível, combustiveis, aumentar a eficiência de combustível

Ou seja, na prática não vai perder o dinheiro.

Ainda assim a melhor forma de evitar problemas ou pequenas dores de cabeça a melhor opção é mesmo avisar o operador da bomba que pretende abastecer.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também