A maioria dos serviços de streaming tem um sistema em que pode avaliar o quanto gostou ou não gostou de uma série ou filme. No entanto a maioria das pessoas não se dá ao trabalho de o fazer. Mas a verdade é que devia. Classificar tudo o que vê no streaming, irá melhorar significativamente a sua experiência com estes serviços!
Tem mesmo de classificar tudo o que vê no streaming!
Pode interferir no que fica ou sai da plataforma
Na televisão tradicional, as classificações dos programas funcionam através de sondagens a uma amostra de telespectadores para se ter uma ideia de como diferentes grupos de pessoas se sentem em relação a determinada produção. Esta é uma forma razoável de ter uma boa ideia do desempenho dos seus programas. Mas com o streaming a pedido, as coisas são levadas para o nível seguinte. O utilizador pode dizer diretamente ao serviço que lhe fornece o entretenimento se acha que o programa ou filme que criaram é bom ou não.
Mais importante ainda, isto permite-lhe fornecer ao serviço de streaming um perfil pessoal de quem é e de que mistura específica de coisas gosta. Ou seja, os seus gostos podem orientar a forma como o conteúdo futuro é criado ou o conteúdo que o serviço de streaming irá licenciar a seguir. Quanto mais completa for a imagem que o serviço tiver dos seus gostos, maior será a probabilidade de o servir em particular.
Está a fazer a curadoria de conteúdos
Ao dedicar algum tempo a avaliar séries e filmes, está também a fazer uma curadoria de conteúdos para seu próprio benefício. Tal como as plataformas de streaming de música o ajudam a descobrir a música que mais lhe agrada, dizer à Netflix o que acha que não presta ou que foi a melhor coisa que já viu aumenta a probabilidade de lhe recomendarem algo fantástico.
Estes serviços de streaming têm bibliotecas de conteúdos absolutamente enormes. Nunca se consegue ver tudo o que se quer. Assim é verdadeiro desafio descobrir o que recomendar.
Se não classificarmos explicitamente tudo, temos de utilizar outras métricas. Embora ninguém fora destas empresas conheça a fundo os seus algoritmos, eventualmente utilizam o histórico de visionamento. Isto juntamente com pormenores como se viu todos os episódios ou se deixou de ver rapidamente. Isto pode ajudá-los a identificar o que gosta, mas não será tão preciso como as classificações diretas.
Pode salvar os seus programas favoritos
Quando os serviços de streaming começaram a criar o seu próprio conteúdo, foi fantástico durante algum tempo, mas depois muitos dos programas foram subitamente cancelados. Com acesso direto aos dados sobre quem está a ver o quê e durante quanto tempo, os serviços de streaming podem tomar decisões de cancelamento de uma série de forma rápida e decisiva. Se tivesse dedicado algum tempo a dizer diretamente à plataforma que adora um programa, talvez fosse menos provável que esse programa fosse cancelado quando merecia continuar a ser exibido.