Como deve saber, no final do passado mês de Junho, a Comissão Europeia decidiu aumentar os impostos sobre a importação de veículos Chineses de 10% para um incrível máximo de 38.1%. (Não é 38.1% para todos veículos, existem exceções).
Uma estratégia que obviamente complica a vida para as muitas fabricantes Chinesas que andam a importar à bruta para a Europa, onde temos de incluir Portugal. Mas, que não é, de todo, o fim do mundo para estas.
Carros Chineses: Nem os impostos metem um STOP à invasão!
Portanto, como é óbvio, esta mudança na forma de funcionar das coisas, especialmente a “meio do jogo”, dificulta a vida para as fabricantes Chinesas. Porém, as previsões que apontam para que estas sejam capazes de ocupar grande parte do mercado europeu de Veículos Elétrico continuam bem vivas.
Para ter uma ideia da situação, Matas Buzelis (especialista automóvel da CarVertical) explicou o que se passa, e o que vai acontecer num futuro muito próximo. Mais concretamente no campo da popularidade destes automóveis, e claro, vontade das fabricantes Chinesas de continuarem a apostar em importação à bruta, com preços baixos, o que claro está, implica que muitas destas fabricantes vão apenas baixar margens para continuar a progredir fora da China.
- Os veículos chineses podem vir a afetar o preço dos VE. – Com o aparecimento de novos veículos elétricos chineses, mais económicos, a procura de veículos elétricos usados pode ser comprometida em toda a Europa. Tal pode ser suficiente para que os preços, no geral, desçam.
- A competição é possível, mas apenas com as mesmas regras e regulamentações. – Algumas empresas chinesas já estão a investir na construção de fábricas na Europa. Estes veículos fabricados no continente europeu vão evitar taxas de imposto mais elevadas.
- O valor residual questionável, a fiabilidade e o fornecimento limitado de peças automóveis podem causar problemas aos compradores a longo prazo. – A rápida desvalorização tem um grande impacto nos encargos mensais. As pessoas conhecem pouco os automóveis chineses, sendo que a fiabilidade destes veículos também é questionável.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Quer saber mais? Clique aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!