Como já deve ter percebido, apesar dos muitos esforços das mais variadas fabricantes no campo da eficiência energética, de forma a tentar aumentar a autonomia das baterias sem impactar o peso e formato dos smartphones mais recentes e apelativos do mercado.
- Nota: Sendo exatamente por isso que andamos entre os 4000mAh e 5000mAh há vários anos.
A realidade é que a autonomia da bateria continua a ser um dos maiores problemas do smartphone atual, e como tal, numa altura em que este mercado parece estar a estagnar, é necessário ir com tudo para tentar resolver o tema.
Já temos alguns movimentos!
Baterias de 7000 mAh? Estão a caminho do mercado! (Finalmente!)
Portanto, apesar do facto de a OnePlus não ser uma das fabricantes de referência do mundo Android, a realidade é que esta tem sido uma das primeiras a implementar algumas tecnologias muito interessantes. É, acima de tudo, uma fabricante que não tem medo de arriscar, sendo exatamente por isso que o OnePlus Ace 3 chega ao mercado com uma bateria de 6100mAh, num corpo fino e leve.
Dito isto, esta bateria de 6100mAh foi um teste! A OnePlus parece já ter uma nova bateria de 7000mAh quase pronta a implementar em modelos futuros.
Porém, ainda não fazemos ideia de quando iremos ter a oportunidade de ver tal “besta” num smartphone moderno. Ao que tudo indica, está para breve! Talvez já em 2025, a começar pela gama média.
Isto é importante porquê?
7000mAh é um tamanho de bateria já extremamente interessante, a fazer lembrar a capacidade de bateria de um Tablet de gama média ou gama alta. Um aparelho onde habitualmente não existem problemas de bateria. Pelo menos não na mesma medida relativamente ao que temos no lado dos smartphones.
- Nota: Se formos fazer uma comparação direta com o topo de gama mais popular do mercado (iPhone 15 Pro Max – 4441mAh), estamos a falar de um acréscimo de 2559 mAh. No caso do smartphone Android mais popular do mercado (Galaxy S24 Ultra – 5000 mAh), estamos a falar de um acréscimo de 2000mAh.
É muito significativo, e pode até significar uma transformação naquilo que é o uso diário de um smartphone. Afinal de contas, além de uma bateria maior, o mercado continua muito atento à eficiência. Sendo exatamente por isso que todos os topo de gama Android de 2025 já vão ser baseados num SoC de 3nm vindo das linhas da TSMC.
Consegue imaginar smartphones a aguentar 2 dias, ou até 3 dias? Seria incrível!
Dito tudo isto, mesmo que esta bateria tivesse de implicar um aumento da grossura do seu smartphone? Não seria melhor do que andar “com medo” de ficar sem bateria? Especialmente nestes novos tempos em que temos tudo neste aparelho, incluindo até os nossos documentos de identificação, ou cartões bancários? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!