Existem duas famílias principais de veículos em desenvolvimento. A primeira é a das aeronaves de descolagem e aterragem vertical (VTOL). Estes aparelhos podem reduzir significativamente os tempos de deslocação ao sobrevoar áreas congestionadas, levando as pessoas para onde precisam de estar num piscar de olhos. A outra é a dos carros voadores. Assim destina-se a servir as necessidades dos indivíduos. Também a combinar as capacidades de condução de um carro na estrada com as capacidades de voo de um avião. Isto está a tornar-se tão importante que a China já está a construir a primeira fábrica de carros voadores do mundo!
China já está a construir a primeira fábrica de carros voadores!
A empresa chamada Xpeng Aeroht nasceu em 2013 e, desde então, foi responsável pela criação de nada menos do que cinco gerações de carros voadores. É certo que nenhum deles chegou ainda às mãos dos civis, mas isso está prestes a mudar.
O principal impulso da Xpeng hoje em dia centra-se em três veículos chamados X1, X2 e T1, com um quarto, o “primeiro carro voador modular a produzir-se em massa para indivíduos”, tendo sido anunciado no 2024 Consumer Electronics Show (CES) em janeiro.
O projeto chama-se X3-F e, tecnicamente, pretende associar uma carrinha 6×6 para cinco passageiros, criada para actividades todo-o-terreno, a um VTOL suficientemente potente para transportar pessoas de um lugar para outro.
O funcionamento da ideia é bastante simples. A carrinha pode deslocar-se sobre as suas próprias rodas até ao local onde precisa de estar, recorrendo a elementos como a tração integral, a direção nas rodas traseiras e uma unidade de tração eléctrica para lá chegar.
Na parte de trás, a carrinha transporta o VTOL
Assim pode-se utilizar para permitir que as pessoas aproveitem paisagens deslumbrantes ou simplesmente façam passeios no ar. O avião descreve-se como o primeiro VTOL do país concebido para uso pessoal.
É certo que esta forma de fazer as coisas não equivale realmente a um carro voador: afinal, estamos a falar de um veículo convencional com rodas que está equipado com um VTOL para diversão e jogos. Mas este parece ser apenas o ponto de partida para algo maior, um verdadeiro carro voador que pode lidar tanto com as estradas como com o céu com um único pacote de hardware.
Quando se anunciaram os planos para o X3-F, falou-se também do início da produção em massa, prevista para o quarto trimestre do próximo ano.
De acordo com os detalhes disponíveis no momento, o centro Xpeng será usado para criar e testar novas tecnologias. Já as “linhas de montagem modernas” serão usadas para lançar veículos em massa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!