Advertisement
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Há mais uma alteração a caminho da Google Play Store!

Atualmente, a Google Play Store faz um trabalho sólido no que diz respeito a vários formatos. Temos ícones que indicam as aplicações compatíveis com tablets e Chromebooks, e até temos classificações de aplicações para cada formato. Agora, parece que a Google vai fazer outra pequena mas bem-vinda mudança.

Há mais uma alteração a caminho da Google Play Store!

O informador AssembleDebug e o site Android Authority investigaram a versão 41.7.16-31 da Google Play Store e descobriram uma maneira mais conveniente de visualizar as classificações de aplicações. Na prática vamos conseguir vê-las muito rapidamente para cada tipo de dispositivo.

Alteração Google Play Store

As listas de aplicações da Play Store atualmente mostram chips para vários fatores de forma (ou seja, smartphone, Chromebook, tablet). Os utilizadores podem tocar num destes chips para verem a classificação da aplicação para esse fator de forma. No entanto, esta última alteração fará com que as classificações das aplicações sejam apresentadas dentro destes chips. Ou seja não é necessário tocar neles.

Este é um pequeno mas importante ajuste. Tudo porque poupa aos utilizadores um toque e alguns segundos do seu tempo. Esperamos que esta mudança chegue à Play Store mais cedo ou mais tarde.

Mas há mais novidades a caminho…

A Google poderá apresentar uma funcionalidade que torna mais rápido o acesso às novas aplicações. Uma das formas de isso acontecer é o facto da Google Play Store abrir automaticamente as aplicações logo após a sua instalação.

Na maioria das vezes, quando descarrega uma aplicação, vai utilizá-la de imediato. Há também aquelas alturas em que precisamos de descarregar uma aplicação grande, mas não nos apetece ficar sentados a ver a barra de progresso atingir os 100%. Por isso, seria bom pousar o telemóvel e ter a aplicação a ser iniciada logo após ter sido descarregada.

Esta potencial funcionalidade foi descoberta durante uma pesquisa aprofundada de APKs, pelo que deve ter em conta esta informação com alguma cautela. Existem sequências de código encontradas na última versão da Play Store (Versão 41.4.19) que apontam para o aparecimento desta funcionalidade (descoberto pelo AssembleDebug). No entanto, uma vez que a Google não anunciou oficialmente esta funcionalidade, existe a possibilidade de a retirar de um momento para o outro.

Dentro da aplicação, vemos strings que apontam para uma funcionalidade que abrirá automaticamente as aplicações quando as descarregar. Vemos também cadeias de caracteres para o elemento da interface do utilizador, notificação, duração da notificação e alternância.

Não sabemos se esta será uma opção escondida nas definições da aplicação. Esperemos que não. As cadeias de caracteres indicam que esta funcionalidade será ativada por defeito quando for lançada. Se esta opção estiver escondida nas definições, poderá ser mais um incómodo.

Seria bom que esta funcionalidade funcionasse numa base por aplicação. Desta forma, se souber que vai utilizar uma aplicação imediatamente, pode configurá-la assim. No entanto, se houver uma aplicação que não queira abrir de imediato, pode optar por não a abrir. É provável que não queira que todas as suas aplicações abram de imediato.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também