Quem nunca utilizou o smartphone enquanto conduzia? Por vezes fica a ideia de que tem mesmo de ser, seja para ver uma mensagem importante, para fazer uma chamada, etc…
Parece algo pouco grave, especialmente nos tempos que correm em que os automóveis modernos não saem das linhas, têm radares para serem capazes de se manter a uma distância fixa relativamente ao automóvel da frente, entre muitas outras ajudas à condução que pura e simplesmente não existiam há alguns anos atrás.
Porém, é uma clara irresponsabilidade! Que infelizmente é cada vez mais comum nas estradas Portuguesas.
Passou a ser comum ver condutores a mexer no smartphone, ou a ver vÃdeos enquanto o aparelho se encontra agarrado a um qualquer suporte do veÃculo. É como tudo na vida… A tecnologia tem muito de bom, mas também muito de mau. Mas, se porventura anda a utilizar o seu smartphone enquanto conduz, talvez seja bom saber que além de receber uma multa bastante pesada se for apanhado, o seu telemóvel também sabe o que anda a fazer.
O seu telemóvel sabe quando pega nele e está a conduzir!
Portanto, como é óbvio, graças aos muitos sensores e sistemas de localização, o seu smartphone sabe quando está em movimento. Por isso, apesar de ainda não ser uma funcionalidade com 100% de acerto, o seu smartphone é capaz de quantificar o tempo de utilização enquanto conduz.
Aliás, alguns smartphones até contam com modos de foco, de forma a minimizar o seu uso durante o exercÃcio da condução.
Aliás, até pode escolher as apps que não contam para a contabilização deste tempo.
Dito tudo isto, como deve imaginar, esta informação é só sua, e não vai ser utilizada para mais nada a não ser para lhe relembrar que anda a ser um pouco irresponsável enquanto conduz.
Mas… É inegavelmente muito interessante saber que esta funcionalidade já faz parte do sistema de vários smartphones presentes no mercado.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!