Alerta: mais um serviço de streaming pirata chegou ao fim! 

Mais um site pirata que tentava oferecer streaming gratuito online chegou ao fim. Desta vez, é o site de streaming de anime “Animeflix” que ficou offline sem aviso prévio, informa o site TorrentFreak. O desaparecimento do portal de pirataria de anime causou rapidamente agitação e deu início a discussões entre os utilizadores. O Animeflix tinha uma audiência mensal de dezenas de milhões de pessoas e construiu uma comunidade Discord ativa com mais de 35 mil membros. Embora as razões para o fim deste serviço de streaming pirata permaneçam desconhecidas, a agência relata que o Animeflix lidou com uma pressão legal considerável nos últimos meses.

Alerta: mais um serviço de streaming pirata chegou ao fim! 

Os operadores do Animeflix publicaram uma mensagem no seu servidor Discord. Assim dizem que “é com o coração pesado que anunciamos o encerramento do Animeflix. Após uma análise cuidadosa, decidimos encerrar o nosso serviço com efeitos imediatos. Apreciamos profundamente o vosso apoio e entusiasmo ao longo dos anos e agradecemos o facto de terem feito parte da nossa jornada. Esperamos que a alegria e o entusiasmo do anime continuem a alegrar os vossos dias através de outras plataformas maravilhosas.

O Animeflix tem estado no radar da coligação anti-pirataria ACE desde o ano passado. O seu nome de domínio principal, “Animeflix.live”, foi suspenso depois de os detentores dos direitos de autor terem obtido uma “injunção Dynamic+” [PDF] do Supremo Tribunal de Deli, em maio, com efeito contra 26 páginas Web.

O tribunal afirmou: “para acompanhar a natureza hidrostática das acções de infração de tais domínios infractores, este tribunal considera adequado conceder uma “injunção dinâmica+” para proteger as obras protegidas por direitos de autor assim que são criadas. Tudo para garantir que não seja causado qualquer prejuízo irreparável aos proprietários de obras protegidas por direitos de autor. É que existe a possibilidade iminente de as obras surgirem em págianas Web infractoras ou nas suas versões mais recentes imediatamente a seguir.

No entanto, não afectou muito as operações. É que este portal de pirataria surgiu com novos domínios, mas acabou por deixar de existir sem aviso prévio aos seus utilizadores. A agência refere que o encerramento ocorre vários anos depois de o Animeflix original ter ficado permanentemente offline. Seria demasiado cedo para dizer se um novo clone do Animeflix aparecerá na Internet no futuro devido à sua popularidade. Mas o encerramento faz parte da tendência atual de encerramento de muitos portais de pirataria conhecidos, incluindo ExtraTorrent, RARBG e outros.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também