Quando se trata de problemas com o automóvel um dos que causa mais dores de cabeça é o sobreaquecimento do motor. É que isto pode resultar em reparações mais dispendiosas, com os piores cenários a resultarem potencialmente numa falha catastrófica do motor. É claro que, se estiver a fazer a manutenção adequada do seu veículo e dos sistemas de refrigeração, o motor do seu automóvel nunca deverá aproximar-se do pior cenário, mesmo no caso de começar a sobreaquecer. Isto leva a uma questão? Posso adicionar líquido de refrigeração com o motor está quente?
Posso adicionar líquido de refrigeração com o motor está quente?
Não há garantias de que o tal problema de motor não lhe aconteça. Isto mesmo que esteja a mudar o líquido de refrigeração com a frequência recomendada. Se se encontrar a conduzir um veículo com um motor a fumegar, há várias medidas a tomar. Entretanto a uma dada altura, é provável que queira adicionar um líquido de arrefecimento ao veículo. É que a falta desses fluidos é uma das principais causas de sobreaquecimento.
A questão que se coloca é se pode ou deve adicionar líquido de refrigeração a um motor enquanto este ainda está quente. Caso haja alguma dúvida, a resposta a essa pergunta é um retumbante “não”. Assim a regra geral é que deve esperar que o motor arrefeça completamente antes de pensar sequer em retirar a tampa do reservatório do líquido de refrigeração, quanto mais deitar líquido de refrigeração no seu interior. Há razões para que esperar que um motor arrefeça se tenha tornado o procedimento operacional normal para os casos de sobreaquecimento, e essas razões têm como principal objetivo evitar ferimentos pessoais e danos adicionais no seu veículo.
Se o fizer pode causar danos ao seu automóvel e a si também
Claro que é tecnicamente possível remover a tampa de enchimento do líquido de refrigeração e deitar líquido no reservatório quando o motor ainda está quente, e isso é verdade mesmo que esteja a sobreaquecer. Mas, do ponto de vista da segurança, é importante esperar que o motor arrefeça antes de verificar ou adicionar líquido de refrigeração.
Primeiro porque a tampa do reservatório estará tão quente como o motor e pode queimar gravemente a sua mão. Em segundo o fluido no interior também estará extremamente quente mesmo depois de desligar o motor e, uma vez que está contido num ambiente pressurizado, a remoção da tampa pode fazer com que o fluido de refrigeração a ferver seja projetado para a sua cara ou para a sua pessoa.
Para além de evitar ferimentos pessoais, adicionar líquido de refrigeração a um motor quente também pode causar danos no próprio motor e pode ser particularmente perigoso quando este está a sobreaquecer. Com efeito, a adição de líquido de arrefecimento ao motor faz baixar rápida e significativamente a temperatura dos componentes ligados ao motor e aos sistemas de arrefecimento. Se esses componentes arrefecerem demasiado depressa, isso pode resultar em danos potencialmente irreparáveis, como fissuras e rachas.
Para evitar um resultado tão calamitoso, é aconselhável esperar pelo menos 15 a 30 minutos. Isto depois de um automóvel ter sido desligado para retirar a tampa do reservatório do líquido de refrigeração ou para tentar deitar líquido de refrigeração. A espera pode ser ainda mais longa em situações extremas. Por isso, não se esqueça de ser cauteloso sempre que estiver a verificar os níveis do líquido de refrigeração. Ou então a adicionar líquido de refrigeração ao motor.
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