Se por acaso existe um grande responsável pela atual loucura da Inteligência Artificial, esse é nada mais nada menos que o ChatGPT da OpenAI. Foi por aqui que tudo começou, e na realidade, é ainda por aqui que vemos muita da evolução deste mercado.
Dito isto, a realidade é que o ChatBot tem vindo a evoluir a uma velocidade incrÃvel, e como tal, está prestes a receber a versão GPT-5. Sendo exatamente por isso que o CEO da OpenAI (Sam Altman), já veio tentar esboçar uma ideia daquilo que está prestes a chegar ao mercado. Parece ser bombástico!
ChatGPT vai dar um outro salto incrÃvel!
Portanto, segundo Altman, o GPT-5 vai representar uma melhoria substancial em relação ao seu antecessor, o GPT-4 ou GPT-4o, além disso, não enfrentará problemas insolúveis. Ora leia:
- “Espero que seja um salto significativo. Muitas das coisas que o GPT-4 faz de errado, acontecem porque o modelo ainda não é capaz de fazer muito em termos de raciocÃnio. Por isso, à s vezes sai totalmente dos trilhos e comete um erro estúpido, como até mesmo uma criança de seis anos nunca faria.”
Na realidade, apesar do potencial incrÃvel da tecnologia que dá vida aos atuais modelos de Inteligência Artificial, o CEO da OpenAI ainda olha para este mercado como os primeiros dias do iPhone, o primeiro smartphone a sério, nas mãos dos utilizadores. Ou seja, apesar de alguma utilidade, os modelos atuais ainda estão na fase inicial do seu potencial. Aliás, até o novo GPT-5, é relativamente pequeno face aquilo que o futuro nos reserva.
O que muda?
O CEO acredita que o GPT-5 vai resolver muitos dos problemas e fragilidades do GPT-4. Especialmente no lado do raciocÃnio lógico e prevenção de erros. Porém, vai ser apenas mais um passo. Um entre muitos que ainda têm de ser dados.
Curiosamente, Altman também parece ter mudado de ideias relativamente à forma como os modelos funcionam. Ou seja, depois de ter afirmado que a ideia de ter modelos gigantescos não fazia sentido, depois dos gigantescos investimento de várias empresas, o CEO acredita que talvez este seja o caminho mais acertado para uma evolução sustentada.
Em suma, o GPT-5 é apenas o começo de uma série de avanços com o objetivo de construir sistemas de IA mais sofisticados e capazes. Os próximos meses serão cruciais para determinar se o GPT-5 pode cumprir a sua promessa de um salto significativo, abordando as limitações dos seus antecessores e abrindo caminho para aplicações de IA mais avançadas.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!