Os avanços tecnológicos e as funcionalidades inovadoras são os principais pontos de venda dos smartphones. No entanto, uma questão crítica que muitas vezes passa despercebida ao público em geral é a emissão de radiação. Recentemente, dados do site Stocklytics.com revelaram uma diferença significativa nos níveis de radiação entre dois modelos emblemáticos. Falamos do Samsung S24 Ultra e o iPhone 15 Pro Max. De acordo com a análise do site, medições SAR recentes revelaram que o Samsung S24 Ultra emite 33% mais radiação do que o iPhone 15 Pro Max.
Samsung S24 Ultra emite 33% mais radiação do que o iPhone 15
Embora o Samsung S24 Ultra e o Apple iPhone 15 Pro Max estejam dentro dos limites SAR estabelecidos, o modelo da Samsung está a aproximar-se mais do limite regulamentar do que o seu homólogo da Apple. Como estes dois dispositivos emblemáticos representam os últimos avanços das suas empresas-mãe, as disparidades nas emissões de radiação podem moldar as perspectivas gerais do mercado.
O Samsung S24 Ultra tem uma SAR auricular de 1,06 W/kg e uma SAR corporal de 1,30 W/kg. Já o iPhone 15 Pro Max manteve níveis de radiação consideravelmente mais baixos, com uma SAR auricular e corporal de 0,98 W/kg.
As elevadas leituras de SAR do S24 ultra apontam para potenciais riscos para os utilizadores. Sobretudo os que utilizam o dispositivo durante um período prolongado a curta distância.
O que significam os elevados níveis de radiação?
Como se viu com a gama S24, a empresa tecnológica sul-coreana tem estado mais preocupada em melhorar as características gerais do software dos seus telefones do que em dar prioridade à otimização do design do hardware.
Embora todas essas características sejam notáveis, as recentes revelações sobre os altos níveis de emissão de radiação sugerem que a Samsung deve se concentrar em melhorar o design do hardware subjacente. Aspectos como a configuração da antena, a implementação de 5G, o tamanho do dispositivo e os sistemas de gestão térmica devem ser cuidadosamente optimizados para garantir que os perfis de radiação são mantidos dentro de limites aceitáveis.
Em termos de dimensões físicas, o Samsung S24 Ultra é maior do que o iPhone 15 Pro Max. Isto indica uma maior complexidade interna. Consequentemente valores SAR mais elevados. No entanto, os valores elevados de SAR para o S24 Ultra não são exclusivos. É que preocupações semelhantes afetaram a Apple. A decisão da França de suspender as vendas do iPhone 12 no final de 2023 devido a emissões eletromagnéticas excessivas serve como um lembrete da importância de abordar essas questões prontamente.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!