Em 2024, quer esteja a montar um PC de raiz, ou esteja a atualizar a sua velha máquina de trabalho ou de jogatana, a realidade é que um PC feito à nossa medida, é sempre uma extensão da nossa própria pessoa, ou seja, dos nossos gostos, preferências, etc…
Apesar de todas as mudanças no mercado, apenas quem leva o mundo do PC muito a sério monta a sua própria máquina! Porque, além de ser um processo quase sempre emocional, especialmente quando é o primeiro PC que compra com o seu próprio dinheiro, é também uma missão que demora muito tempo, tanto no “estudo”, como na montagem em si.
É exatamente por isso que muitas fabricantes andam a tentar facilitar o processo. Como é que isto se faz?
Bem, apesar do facto de a grande maioria dos componentes não terem mudado a forma como funcionam, e como são montados. Uma excelente forma de facilitar o processo é começar a mexer na placa-mãe (motherboard). Afinal, é a partir deste componente que tudo e liga, tudo se monta. Por isso, uma motherboard simples, acaba por influenciar toda uma build.
Bem, a Gigabyte acabou de lançar Motherboards pensadas para que tudo seja simples e rápido.
Montar um PC acabou de ficar (ainda) mais fácil!
Portanto, fale de CPUs, GPUs, Memória, Armazenamento, Refrigeração a água ou ar, a realidade é que a placa-mãe ainda está no centro de tudo.
Por isso, sendo um dos nomes mais conhecidos da indústria, a Gigabyte decidiu mudar a forma como tudo se encaixe nas suas motherboards. Abram alas ao sistema EZ-Latch, que por sua vez prometem dizer adeus às chaves de parafuso, e gestão de cabos e cabinhos.
O que é o EZ-Latch? O que muda?
De forma muito resumida, os sistemas EZ-Latch da GIGABYTE para slots PCIe x16, slots SSD M.2, e até dissipadores de calor M.2, eliminam a necessidade de mais parafusos minúsculos e componentes difíceis de alcançar.
Afinal, se alguma vez montou um PC e viu um parafuso cair e ficar perdido “algures” na caixa, então sabe que uma simplicidade como esta vale o seu peso em ouro, especialmente no lado da arrumação e poupança de tempo.
Além do EZ-Latch, a Gigabyte também tem o PCIe EZ-Latch Plus
Apesar do facto de remover uma placa gráfica não ser o fim do mundo, a realidade é que por vezes, dependendo de PC para PC, pode ser complicado chegar ao botão de desencaixe logo ao lado da placa. Afinal, se a placa gráfica tiver um tamanho significativo, o botão vai ficar sempre escondido debaixo do cooler da mesma.
Por isso, a Gigabyte decidiu meter um botão dedicado num sítio muito mais amigável.
Porquê todo este esforço?
Ao contrário de uma consola, ou de um computador portátil, um PC Desktop é uma máquina modular. Pode trocar tudo, ou quase tudo, para o tornar mais rápido, mais ágil, mais competente, ou mais flexível.
Por isso, sendo uma máquina tão adaptável, faz todo o sentido que o processo de troca de componentes seja ele também mais acessível.
Agora resta esperar que tipo de custo “extra” isto vai trazer para as novas motherboards, e claro, perceber se as outras fabricantes vão seguir o mesmo caminho da Gigabyte.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!