Numa medida que pode ter impacto em vários utilizadores, o WhatsApp vai deixar de funcionar em mais de 30 modelos de smartphones até ao final deste ano. Esta decisão afeta uma série de dispositivos antigos, tornando-os incompatÃveis com a popular aplicação de mensagens e levando os utilizadores a atualizar para modelos mais recentes para continuarem a utilizar o serviço.
WhatsApp vai deixar de funcionar em mais de 30 smartphones
A descontinuação faz parte da prática rotineira do WhatsApp de eliminar gradualmente o suporte a dispositivos mais antigos para garantir um desempenho e segurança óptimos. A plataforma de propriedade da Meta reiterou várias vezes que manter a aplicação em hardware desatualizado dificulta sua capacidade de implementar novas funções e atualizações de segurança de forma eficaz. Esta última atualização afeta principalmente smartphones com vários anos de idade. Tanto no caso do iOS como no caso do Android.
Entre os modelos afetados estão vários modelos da Samsung, bem como vários dispositivos LG, Sony e Huawei mais antigos. A lista completa inclui modelos de um amplo espetro de fabricantes, refletindo a gama diversificada de hardware que não é mais capaz de atender aos requisitos técnicos em evolução do WhatsApp.
Os smartphones que deixam de ser suportados
No caso da Samsung temos os modelos Samsung Galaxy Ace Plus, Galaxy Core, Galaxy Express 2, Galaxy Grand, Galaxy Note 3 N9005 LTE, Galaxy Note 3 Neo LTE+, Galaxy S 19500, Galaxy S3 Mini VE, Galaxy S4 Active, Galaxy S4 mini I9190, Galaxy S4 mini I9192 Duos, Galaxy S4 mini I9195 LTE, Galaxy S4 Zoom
Ao nÃvel da Motorola trata-se do Moto G, Moto X. Já no que diz respeito à gigante da maça temos o Apple iPhone 5, iPhone 5C, iPhone 6, iPhone 6S Plus, iPhone 6S, iPhone SE.
No caso da Huawei os modelos que perdem suporte são o Huawei Ascend P6 S, Ascend G525, Huawei C199, Huawei GX1s, Huawei Y625.
Os Sony antigos também constam nesta lista, nomeadamente os Sony Xperia Z1, Xperia E3, Xperia M.
Do mesmo modo temos também os LG Optimus 4X HD P880, Optimus G, Optimus G Pro, Optimus L7. Para finalizar destacam-se os ZTE ZTE V956, ZTE UMi X2, ZTE Grand S Flex, ZTE Grand Memo.
Esta alteração é necessária para continuar a proporcionar uma experiência de mensagens segura e fiável. Espera-se que as pessoas afetadas recebam notificações com bastante antecedência, pedindo-lhes que atualizem os seus dispositivos para evitar qualquer interrupção no serviço. A página de suporte do WhatsApp fornece informações detalhadas sobre como transferir os históricos de conversação para novos dispositivos.
Entretanto para os utilizadores que dependem de smartphones mais antigos, esta transição pode ser um inconveniente. No entanto, é realmente necessária.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!