Óculos para jogos protegem mesmo a visão ou é marketing?

Os óculos para jogos afirmam ser a solução ideal para reduzir o cansaço visual durante as longas horas passadas a jogar, mas muitas pessoas não estão convencidas. Será que funcionam mesmo, ou são apenas para dar dinheiro aos fabricantes?

O que são óculos para jogos?

Embora os jogadores experientes já tenham, sem dúvida, ouvido falar de óculos para jogos, os recém-chegados à indústria podem não estar tão familiarizados. Por isso, antes de falarmos da sua eficácia, vamos ver o que são realmente os óculos para jogos. Uma das maiores desvantagens dos jogos de vídeo é o impacto que têm nos olhos. Bem, os jogos em si não são os culpados, mas olhar diretamente para um ecrã durante horas a fio não é necessariamente natural. A tensão ocular não é um problema de vida ou morte, mas pode manifestar-se através de olhos secos, visão desfocada, dores de cabeça, dor, fotofobia e pode até afetar negativamente o seu horário de sono. Essencialmente, traz muito desconforto e, embora possa ocorrer devido a longas horas de trabalho ou a ver televisão, é suficientemente simples ver como os jogos de vídeo podem ser uma das principais causas.

Os óculos para jogos são comercializados como uma forma de prevenir ou ajudar a atenuar os sintomas da tensão ocular. Apresentam um revestimento especializado nas lentes que reduz o reflexo e o brilho, impedindo que a luz de um monitor se reflicta nos olhos. Os óculos para jogos também possuem uma tonalidade especial que filtra a luz azul, dando às lentes a sua cor azul ou amarela habitual. Alguns até têm uma ampliação incorporada para o ajudar a ver melhor os detalhes e a semicerrar os olhos, enquanto outros podem implementar a sua receita ao nível das lentes. Mas será que tudo isto funciona mesmo?

Os óculos para jogos funcionam?

A fadiga ocular pode tornar-se um problema quando se joga videojogos. Os olhos cansados são a doença mais comum que afecta os atletas de eSports. No entanto, é provável que os óculos para jogos não sejam a solução definitiva para os seus problemas oculares persistentes. De facto, não existem provas científicas que sugiram que a luz proveniente dos monitores esteja a prejudicar os nossos olhos.

Olhar para um ecrã durante um longo período de tempo faz com que pestaneje menos, o que pode causar tensão ocular. No entanto não é um efeito secundário garantido. Em vez disso, o culpado é a forma como as pessoas utilizam os ecrãs e não algo que o ecrã produz.

jogos na cloud, jogos para smartphones mais caros, lag switch
Gamer playing online game via smart phone in dark room

No entanto isto não quer dizer que os óculos para jogos não funcionem de todo. Um estudo concluiu que os óculos bloqueadores de luz azul ajudaram a reduzir a supressão da melatonina causada pela luz LED, o que significa que podem ajudar a resolver problemas de sono. No entanto, a experiência incluiu apenas 13 adolescentes. Os óculos para jogos podem ajudar a aliviar algum do stress ocular causado pelos jogos de vídeo, mas a sua eficácia depende mais de cada caso e não de uma solução única para todos.

Outras formas de atenuar o stress ocular

Então, se os óculos para jogos não são a resposta, o que pode fazer para ajudar a aliviar qualquer tensão ocular persistente? Tudo depende da forma como utiliza os ecrãs do computador, e existem muitas soluções simples que não requerem dinheiro. Antes de mais, basta pestanejar mais. A tensão ocular só tem hipótese de se tornar um problema se o seu monitor mantiver os seus olhos abertos durante longos períodos de tempo. Também pode utilizar gotas para os olhos, se necessário. Outra opção é afastar-se do ecrã.

Deve sentar-se à distância do comprimento de um braço. Entretanto deve olhar ligeiramente para baixo do ecrã, e não a direito ou para cima. Também deve seguir a regra “20-20-20”. A cada 20 minutos, dedique 20 segundos a concentrar-se em algo que esteja a 6 metros de si. Esta solução simples reduz o tempo que os seus olhos passam colados ao ecrã através de pausas regulares.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também