Hoje em dia estamos sujeitos a muitos perigos. Aqueles que estão à espreita na Internet e também aqueles que podem atacar os nossos equipamentos localmente, devido a apps que instalamos e que depois nem nos apercebemos que estão a enviar dados para fora. No caso dos telemóveis este é um tipo de ataque habitual e é por esse motivo que a maioria deles possuem secções específicas que ajudam o utilizador a ver-se livre de problemas, ou pelo menos a evitar que as coisas se compliquem ainda mais. No caso dos smartphones Xiaomi uma secção muito importante é a proteção de privacidade e é algo a que convém dar alguma atenção.
Xiaomi: como configurar a proteção de privacidade
A proteção de privacidade é uma secção que está disponível das definições e que na prática dá acesso à gestão das permissões que dizem respeito a cada aplicação. Ou seja, aí podemos definir o máximo que cada app consegue fazer.
Entretanto e para facilitar a vida do utilizador encontra-se logo à partida dividida em algumas seções principais.
Assim conseguimos rapidamente as que têm acesso à localização, aos contatos, ao registo de chamadas ou ao microfone. Claro que carregando em todas as permissões conseguimos aceder a todas as secções que estão disponíveis.
Ainda assim a verdade é que as áreas mais sensíveis estão na localização, nos contatos, nos registos de chamadas e no microfone.
Neste caso deve dar especial atenção aquelas aplicações que têm acesso permanente.
Por exemplo, no caso da localização e como mostra a imagem abaixo verifica-se que a Google tem acesso permanente e não há qualquer mal nisso. O que é perigoso é quando apps que não conhecemos de lado nenhum o conseguem fazer. Se der conta dessa situação tem de tomar logo medidas.
Assim tem de carregar por cima da app em questão e na nova janela pode-se escolher permitir sempre, permitir apenas enquanto uso a app, perguntar sempre ou não permitir.
Se for uma app que não reconhece de lado nenhum escolha de imediato não permitir.
O mesmo deve ser feito nas outras secções disponíveis. Ou seja, o objetivo é mesmo garantir que não há nenhuma app perigosa a ter acesso aquilo que não deve.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!