O mundo dos automóveis elétricos já tem novas vítimas confirmadas. Agora com a fabricante Suzuki a informar que vai cortar do seu leque de vendas, quatro dos seus automóveis ainda à venda nos stands da marca.
Assim sendo, pode já dizer o adeus ao Suzuki Swift Sport, Jimny LCV, Ignis e também o Swace!
A nova decisão como pode já se ter apercebido aconteceu devido à necessidade de desenvolver e produzir veículos 100% elétricos no Reino Unido. Uma nova regra para veículos de emissão zero (ZEV) que está a obrigar os fabricantes a vender cada vez maiores percentagens de veículos elétricos.
Novas regras começam nos 22% e vão até aos 80%!
Ora bem, de momento esta regra percentual acontece no Reino Unido, mas pode mesmo chegar a outros mercados. No entanto, saiba que já começou nos 22% agora em 2024, a 2025 a percentagem passa a 28% e em 2030 passa para uns exorbitantes 80%.
Se não atingir esta meta os fabricantes ficam aptos a receber uma multa superior a 15.000€ por cada carro vendido acima da proporção admitida.
Suzuki aposta na criação de vagas para novos carros elétricos!
As novas informações surgem através do próprio diretor da Suzuki no Reino Unido, Dale Wyatt. Onde o mesmo informou que:
“A saída desses modelos abrirá espaço para veículos elétricos…”
Com um foco agora em chegar a 2025 com um crescimento no desenvolvimento, criação e venda de carros 100% elétricos neste mercado. Aliás, a mudança indica que vai poder apenas encontra a combustão na Suzuki os modelos, Vitara, o S-Cross e o Across.
Em suma, a empresa está neste momento numa fase de mudança e para isto acontecer existem modelos que vão ser extinguidos. Afinal de contas, isto já aconteceu em inúmeras fabricantes, incluindo a Ford que ainda é um dos exemplos mais marcantes.
Já quanto às novidades elétricas saiba que o novo Suzuki eVX, traz dimensões aproximadas ao S-Cross e o Vitara. No entanto, claro está, vai obter aqui um pack de baterias de 60 kWh que promete chegar para uma autonomia de 550 km.
Ademais, o que pensa sobre a decisão da Suzuki? Partilhe connosco a sua opinião sobre as mudanças no mercado eletrificado nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!