O Windows, como negócio, não rende muito dinheiro à Microsoft e as pessoas não iriam pagar por um sistema operativo em 2024. É por isso que a empresa recorreu a anúncios dentro do sistema operativo. O Windows 11 tem anúncios, o Microsoft Edge tem anúncios e até as aplicações como a Meteorologia têm anúncios. Infelizmente, a situação está a piorar com uma nova atualização do lado do servidor.
Meteorologia da Microsoft agora tem anúncios e então?
A Meteorologia da Microsoft para Windows 11 é uma aplicação Web que depende do Edge WebView, mas é uma aplicação Web bem construída que dá conta do recado. É suave e tem todas as funções que necessitamos de uma app de tempo. No entanto tem anúncios. Quando digo anúncios, estou a falar de anúncios reais que veria num site de notícias.
Assim verá dois anúncios assim que abrir a aplicação, e os anúncios são fixados, o que significa que se deslocam à medida que percorre as previsões. Trata-se de um comportamento publicitário agressivo que nem sequer se vê em sites de notícias.
Entretanto a Microsoft não tem planos para reduzir ou remover os anúncios do Windows e das aplicações nativas, mas existe uma boa solução alternativa.
Alguns utilizadores têm-se mostrado incomodados com isto. Como tal arranjaram uma alternativa. Dito isto, começaram a reduzir a janela da aplicação tempo. É que assim já não surgem anúncios. De qualquer modo para duas publicidades que não incomodam assim tanto é algo que poderá nem valer a pena fazer-se.
Entretanto há mais uma novidade mas desta vez em termos de design. É que a app tem agora um toque do Microsoft Fluent Design.
Irá reparar no efeito de desfocagem e transparência do Fluent Design no menu esquerdo, na página inicial e noutros widgets ou mosaicos da aplicação.
Também notará um novo menu no lado esquerdo que lhe permite alternar entre previsões diárias, semanais, mensais, mapas e outras previsões. Este controlo de navegação permite-lhe alternar entre diferentes secções da página inicial, mas depende do local onde vive.
Atenção que poderá não ver os controlos avançados em locais com previsões meteorológicas limitadas.
A app e a versão web são o mesmo
Lembro que 2023, a Microsoft começou a substituir várias aplicações UWP por versões WebView baseadas no Edge. A Microsoft eliminou a maioria das apps UWP e substituiu tudo pelo mecanismo Edge.
Embora o Weather seja uma “aplicação”, carrega o msn.com/weather, razão pela qual vê anúncios.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!