Samsung quer chips MediaTek. Mas em qual telemóvel?

Como já deve ter percebido, temos alguns rumores, muitos deles a chegar de fontes fidedignas, a apontar para uma Samsung muito interessada na implementação de processadores MediaTek, em vez de comprar a nova geração de processadores Snapdragon à Qualcomm, ou utilizar os seus próprios processadores Eyxnos.

Sabe porquê? É na realidade muito simples… A Qualcomm quer encarecer os seus chips em 60 dólares por unidade, além disso, os Exynos de nova geração já saem das linhas de 3nm da própria Samsung. Porém, as linhas de 3nm GAA da Samsung estão a ter (novamente) resultados desapontantes em termos de percentagem de falha, e como tal, a gigante Sul-Coreana não consegue produzir estes chips em quantidades suficientes para dar vida a um lançamento global.

É exatamente por isso que neste momento se espera um lançamento com 3 processadores diferentes (Exynos, MediaTek Dimensity 9400 e Snapdragon 8 Gen4) ou se os Exynos falharem por completo, 2 processadores (MediaTek Dimensity 9400 e Snapdragon 8 Gen4).

Samsung quer chips MediaTek. Mas em qual telemóvel?

s24

Portanto, há algumas semanas atrás, alguns rumores mencionavam que a Samsung poderia estar num problema a sério, que poderia resultar num encarecimento demasiado agressivo de toda a sua nova gama de aparelhos Galaxy S25. Os Exynos 2500 estavam a falhar, e por isso, a gigante Sul-Coreana poderia ver-se obrigada a comprar uma remessa muito maior de processadores Qualcomm Snapdragon 8 Gen4.

Isto seria gravíssimo, porque os novos processadores da Qualcomm vão encarecer de forma quase absurda no final de 2024 e início de 2025.

Com vários leaks a apontar para um encarecimento de 60 dólares face aos atuais Snapdragon 8 Gen3. Assim, mesmo que a Samsung fosse capaz de garantir um desconto devido à quantidade massiva de chips que iria comprar, no final do dia, as contas iriam ser extremamente complicadas, ao afetar de forma muito significativa a percentagem de lucro da empresa em cada unidade vendida.

  • Nota: Não nos podemos nunca esquecer, que apesar da rivalidade que existe no ecossistema Android, a Samsung é quem mais vende na gama alta. Por isso, este encarecimento no lado da Qualcomm iria ser nefasto para as pretensões da empresa.

É exatamente por isso que a Samsung anda a delinear um novo plano com a ajuda da MediaTek. Aliás, é esperado que a MediaTek apareça já na nova gama de tablets Galaxy Tab S10. Um pouco em forma como teste, mas também um pouco como forma de apresentar os chips ao público fã de produtos Samsung.

Sim, a MediaTek também produz nas mesmas exatas linhas de 3nm da TSMC, e até oferece níveis de performance extremamente similares.

Porém, ao lado da Qualcomm, a MediaTek ainda tem menos nome. Por isso, não tem a capacidade de pedir preços tão altos face à rival. Isto é algo que a Samsung quer aproveitar ao máximo para a sua nova geração de aparelhos.

Sendo também uma oportunidade estupenda para a MediaTek! Porque ao entrar na gama “bandeira” do mundo Android, a fabricante de chips ganha uma outra importância no mercado.

Como vai ser a divisão?

Ainda não fazemos ideia de como é que a Samsung quer separar os chips por cada modelo. Mas, é expectável que o Galaxy S25 Ultra seja baseado no Snapdragon 8 Gen4. Isto enquanto o S25 e S25+ se dividem entre chips Exynos e MediaTek.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também