Apesar de ser um produto que ainda não chega à Europa, e pode até nunca vir a chegar visto que os processadores, entre outros produtos, também nunca chegaram, a realidade é que a Huawei está cada vez mais interessada no mundo dos computadores. Sendo exatamente por isso que se meteu no armazenamento SSD pensado para consumidores “normais”.
Huawei decidiu produzir armazenamento SSD até 4TB!
Portanto, a Huawei decidiu lançar os seus primeiros SSD Gen4 para o mercado doméstico chinês, oferecendo velocidades até 7400 MB/s (Kunling SSD eKitStor Xtreme 200 SSD). Algo interessante, porque esta não é a primeira vez que a Huawei decidiu entrar neste mercado, apesar de ser a primeira vez que a marca decide vender para todo o tipo de consumidores.
Porém, este não é o SSD mais avançado tecnologicamente que o mundo viu.
Afinal, é um SSD Gen4, que é a geração anterior à atual Gen5. Por isso, o SSD chega às velocidades de leitura e de escrita de 7400MB/s e 6700 MB/s, respetivamente. Também oferece IOPS de até 1.1 milhões. Porém, não oferece qualquer tipo de cache DRAM, ao optar por um sistema HMB (Host Memory Buffer) para compensar essa omissão. O controlador deve ser desenvolvido pela Huawei, apesar de ainda não ter sido confirmado.
Entretanto, em termos de capacidades, a Huawei oferece o SSD eKitStor Xtreme 200 a começar nos 512GB, passando no 1TB e 2TB, chegando ao máximo de 4TB. Os preços começam nos 75€ e vão até aos 480€.
A grande questão aqui é… Porquê?
A grande questão é saber o que levou a Huawei a entrar no segmento dos SSD para o consumidor, e a resposta viável é que ou a empresa conseguiu um avanço (talvez um controlador SSD de design e produção própria), ou a empresa quer que os seus computadores portáteis sejam autossuficientes, ao contar com o máximo de componentes próprios possÃvel.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!