Novo problema pode deixá-lo sem espaço no Google Fotos!

Se é utilizador do Google Fotos e actualizou para um novo telemóvel Android nos últimos meses, poderá ter reparado numa coisa estranha. Quando edita fotografias que tirou no seu novo telemóvel, só tem a opção de guardar a versão editada como uma cópia. Isto deve-se à forma como a aplicação Google Fotos no Android lida com fotografias HDR, que muitos dos novos telemóveis tiram por predefinição. Isto levanta muitas situações complexas. No entanto a principal é que este problema pode levar as fotografias a ocuparem o dobro da capacidade de armazenamento. Assim pode rapidamente ficar sem espaço no Google Fotos e não tem culpa nenhuma!

Novo problema pode deixá-lo sem espaço no Google Fotos!

Resumidamente, o problema é que o Google Fotos está a duplicar as fotografias HDR editadas. Como refere o site AndroidPolice, o sistema operativo Android adicionou suporte para fotografia de alta faixa dinâmica (HDR) na versão 14. No entanto a aplicação Google Fotos no Android é estranha em relação a essas fotos HDR cada vez mais comuns. Uma das melhores características da aplicação Fotografias é o facto de as suas edições de fotografias não serem permanentes. Ou seja, tem sempre a opção de reverter uma fotografia editada para o seu estado original, não editado. Isto mesmo depois de ter guardado as suas edições. No entanto, quando edita uma fotografia HDR, verá que a única opção é guardá-la como uma cópia.

tirar melhores fotos com o smartphone, Google Fotos mais pedidas, smartphone limpa as fotos

Esta abordagem também permite preservar a versão original da fotografia, mas agora tem uma imagem duplicada na sua linha de tempo. Talvez pior, é provável que o Google Fotos empilhe as duas versões, removendo o lembrete visual de que essa única fotografia está a ocupar o dobro do espaço de armazenamento.

Possivelmente a parte mais estranha de tudo isto: este problema é específico da aplicação Google Fotos no Android. Editar as mesmas fotografias HDR no iOS ou no cliente Web não causa problemas.

Muitos problemas com o HDR

Inicialmente, a edição de fotografias HDR no Google Fotos retirava-lhes os dados de brilho que permitiam a sua elevada gama dinâmica. Como solução alternativa, o Google fez com que as fotos HDR editadas fossem salvas como cópias, preservando os dados HDR no original, separados da cópia SDR editada. É exatamente assim que continua até a Google resolver esta questão.

Para já e se estiver a ficar sem espaço não se esqueça de apagar os seus duplicados. Manter duas cópias de cada fotografia que edita é um crime para o seu armazenamento.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também