Como deve imaginar, as muitas acçÔes de chamada (recall) feitas por inĂșmeras fabricantes automĂłveis, acontecem devido a uma mĂŁo cheia de razĂ”es diferentes. No entanto, as mais gravosas implicam sempre algo que afeta diretamente a segurança no condutor ou todos os outros ocupantes do veĂculo. Afinal de contas, a segurança Ă© o fator essencial para poder conduzir com confiança.
Dito tudo isto, se comprou um Porsche Taycan a partir do ano de 2020, o seu carro estĂĄ incluĂdo no recall global desta fabricante!
A razĂŁo? Pois bem, segundo a empresa, tudo acontece devido a um defeito no sistema de travagem que ocorreu em um nĂșmero muito pequeno de modelos. No entanto, para garantir a confiança, a Porsche insistiu em anunciar um recall global.
Dito isto, ainda sem nĂșmeros concretos ainda anunciados pela Porsche de carros afetados, a verdade Ă© que a fabricante jĂĄ vendeu mais de 150.000 unidades desde 2020.
Recall global de todos os Porsche Taycan desde 2020!
Em termos próprios para o assunto, a fabricante jå informou que o problema decorre de um defeito nas mangueiras dos travÔes dianteiros. Estas mangueiras começaram a aparecer com fissuras que por sua vez originam em derrames do fluido dos travÔes.
O que isto implica?
Em poucas palavras, a falta de fluido ou óleo dos travÔes, resulta numa baixa pressão no sistema e por sua vez a perda da eficåcia de travagem. No pior dos casos se não parar a tempo, pode mesmo ficar sem qualquer capacidade para parar a viatura com o pedal.
A Porsche informou que se o problema acontecer, o condutor é alertado com uma luz amarela no painel. O que deve fazer com a luz amarela? A fabricante informa que o proprietårio deve conduzir até a um concessionårio da Porsche.
Contudo, atenção! Se a luz for vermelha, ou passar para vermelha, deve de imediato parar a viatura e não pode utilizar a mesma. Jå se não detetar qualquer luz de avaria, o carro deve estar totalmente pronto para a condução normal.
Um gerente do projeto do Taycan, Kevin Giek, informou que:
âRealizadas algumas analises internas de qualidade foi determinado que podem ocorrer algumas falhas em casos especiaisâ
âA segurança Ă© a nossa principal prioridade, por isso decidimos que precisĂĄvamos de otimizar as mangueiras dos travĂ”es no eixo dianteirosâ
Em suma, o problema afetou no total menos de 1% das unidades vendidas, mas isto é o suficiente para a Porsche tomar uma ação råpida. Afinal de contas, estamos a falar do sistema de travÔes e da confiança pela fabricante.
AlĂ©m de que nĂŁo Ă© o primeiro recall do modelo Taycan com 40.000 unidades com potencial problema no airbag em 2022 e cerca de 3.000 unidades ainda no mĂȘs de Maio com âproblemas2 nas cĂ©lulas de bateria.
Ademais, o que pensa sobre o recall da Porsche? Acha que menos de 1% Ă© suficiente para um recall global de mais de 150.000 unidades? Partilhe a sua opiniĂŁo connosco nos comentĂĄrios em baixo.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!