Como saber se o seu telemóvel precisa de uma bateria nova

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema é que nem sempre sabemos qual a razão. A verdade é que muitas vezes várias situações devem-se essencialmente ao estado da bateria. No entanto, nem sempre é fácil descobrir isto. Mesmo os telemóveis mais conceituados, com uma duração de bateria fantástica, acabam por ter o mesmo destino. Para que não tenha dúvidas, vamos dizer-lhe como saber se o seu telemóvel precisa de uma bateria nova.

Como saber se o seu telemóvel precisa de uma bateria nova

Acompanhar o estado da bateria

Examinar o estado da capacidade máxima permite-lhe avaliar se precisa de uma bateria nova. Os telemóveis Samsung e os iPhones têm aplicações incorporadas que partilham esta informação. Se a capacidade máxima for inferior a 80%, é um sinal claro de que o telemóvel precisa de uma bateria nova.

Para garantir que a saúde da sua bateria está em boas condições, recomendamos que examine os dados rotineiramente, especialmente se suspeitar que o seu telemóvel sofre de um defeito de fabrico e está na garantia. Mesmo que se sinta tentado a substituir a bateria, pode anular o estado da garantia abrindo o dispositivo por si próprio ou através de um serviço técnico de terceiros. No entanto, é provável que a bateria do seu dispositivo tenha sofrido devido à idade e, nesse caso, poderá já não estar ao abrigo da garantia.

Carregamento lento

Pode haver várias razões para o seu dispositivo ter um carregamento lento ou não carregar de todo. Por um lado, o fabricante pode ter intencionalmente permitido um carregamento lento uma vez que significa menos calor, o que contribui para a degradação da bateria. Por outro lado, quando se espera que o dispositivo carregue ao mesmo ritmo que sempre carrega, pode haver um problema com a bateria ou com o próprio carregador. Limpe a porta de carregamento e mude o cabo para ver se isso resolve o problema. Caso contrário, é provável que esteja a ter problemas com a bateria.

carregar mais rapidamente os smartphones Samsung, carregar um smartphone Galaxy, explodir o telemóvel, gastar bateria do smartphone, android bateria gasta rapidamente

Desligar inesperadamente ou não ligar

Se o seu telemóvel se desliga inesperadamente e não se liga, mesmo que mostre que a bateria está cheia, isso pode dever-se a uma bateria com defeito. Uma bateria avariada pode não ser capaz de fornecer energia ao telemóvel, o que faz com que este se desligue subitamente. Ou, se o telemóvel tiver problemas de esgotamento da bateria, poderá adotar estes comportamentos diferentes.

Outra possibilidade é que uma má atualização de software tenha causado o mau funcionamento do telefone. Por isso, tente reinstalar a atualização ou repor as definições de fábrica do seu dispositivo, se necessário. Se isso não fizer diferença, então a bateria ou o próprio hardware podem ser os culpados, e substituir a bateria é uma opção mais barata do que a última.

Problemas de sobreaquecimento

O sobreaquecimento de um telemóvel pode causar vários problemas. Por um lado, é um sinal de que a reação eletroquímica do que está a alimentar o seu dispositivo pode estar a falhar e, se não estiver, irá falhar. O calor acelera a reação química na qual os iões de lítio viajam para trás e para a frente entre o ânodo e o cátodo, dependendo do ciclo. Quanto mais ciclos, mais difícil se torna para a bateria, levando à degradação do material.

bateria, iphone

Se as condições de temperatura forem demasiado extremas, o eletrólito pode decompor-se, causando subprodutos indesejados e abrandando os iões de lítio no seu percurso. Essencialmente, isto contribui para uma menor eficiência da bateria.

Inchaço da bateria

A fuga de líquido da bateria pode causar danos corrosivos nos componentes internos do telemóvel. Um subproduto de uma fuga de bateria é o facto de o ecrã do telefone ficar partido e deixar de funcionar. A corrosão também pode causar perda de dados no telemóvel, uma vez que pode entrar em contacto com a área de armazenamento.

Por isso, se suspeitar que a bateria do seu telemóvel tem uma fuga, proceda com cuidado e não tente substituir a bateria ou diagnosticar o problema sozinho.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também