Esta pode ser a câmara principal do Galaxy S25 e S25 Plus!

A Samsung é um dos principais fabricantes no que diz respeito aos sensores de câmara para smartphones. A propósito disto acaba de anunciar três novos sensores de câmara. Parece que um deles pode vir a ser a câmara principal do Galaxy S25 e S25 Plus.

Esta pode ser a câmara principal do Galaxy S25 e S25 Plus!

A Samsung anunciou o ISOCELL HP9 de 200MP, o ISOCELL JN5 de 50MP e o ISOCELL GNJ de 50MP. Mas foi este último sensor que nos chamou a atenção.

ISOCELL GNJ

O GNJ possui um sensor de 1/1,57 polegadas, sensivelmente ao mesmo nível do sensor da câmara principal do S24 e do S24 Plus (1/1,56 polegadas). O novo sensor também tem píxeis de um mícron, tal como o sensor utilizado no S24 e no S24 Plus.

A Samsung oferece uma câmara principal com este tamanho aproximado de sensor e de pixéis desde o Galaxy S22 e o S22 Plus de 2022. Acredita-se que o Galaxy S25 e o S25 Plus manterão uma câmara principal de 50MP, o que sugere que não haverá grandes alterações no sensor, mais uma vez. Por isso, é lógico que o ISOCELL GNJ possa ser utilizado nestes novos telemóveis se a Samsung quiser um novo sensor mas não quiser aumentar o tamanho.

A empresa também está a introduzir algumas alterações mais pequenas. Estes ajustes incluem uma “camada anti-refração” melhorada e um melhor material de isolamento de pixéis. Estas alterações têm como objetivo melhorar a captação de luz, reduzir os reflexos, proporcionar sombras/áreas escuras mais precisas e melhorar a reprodução de cores.

A Samsung acrescenta que o ISOCELL GNJ também oferece ganhos de eficiência, nomeadamente um aumento de eficiência de 29% no modo de pré-visualização e um ganho de 34% com vídeo 4K/60fps.

Samsung ISOCELL HP9

A marca coreana também anunciou o ISOCELL HP9, chamando-lhe o primeiro sensor telefoto de 200MP da indústria dos smartphones. De facto, este sensor alimenta a lente periscópica de 200MP 3.7x do Vivo X100 Ultra.

A Samsung diz que o HP9 tem um tamanho de sensor de 1/1,4 polegadas e pequenos pixels de 0,56 mícrons, em linha com a câmara principal de 200MP do S24 Ultra. Entretanto a empresa afirma que este sensor também proporciona uma melhor captação de cor, uma captação de luz 12% melhor e um desempenho de contraste de focagem automática 10% melhor.

Por outro lado também afirma que o ISOCELL HP9 traz melhorias em condições de pouca luz graças às suas capacidades de agrupamento de pixéis, oferecendo um agrupamento de 16 em um. Isto significa que, teoricamente, é possível obter imagens comparáveis a um pixel de 2,24 mícrones de 12 MP.

Quanto às capacidades de zoom, a Samsung afirma que a HP9 oferece zoom 2x ou 4x no sensor (ostensivamente quando utilizada como câmara 1x), bem como zoom até 12x quando utilizada como câmara telefoto 3x.

ISOCELL JN5

Entretanto o último sensor de câmara é o ISOCELL JN5 de 50MP. É igual ao anterior JN1, oferecendo um tamanho de sensor de 1/2,76 polegadas e píxeis de 0,64 mícron.

O novo sensor da Samsung traz ajustes de HDR e autofoco. Nomeadamente a tecnologia de ganho de inclinação dupla (DCG) para HDR de quadro único e a tecnologia de autofoco Super Quad Phase Detection. Em contrapartida, o JN1 utilizava a superdetecção de fase dupla. Pedimos à empresa detalhes sobre cada solução de autofocus.

A Samsung afirma que o tamanho reduzido do JN5 significa que pode ser utilizado como câmara principal, câmara ultra-angular, teleobjetiva ou mesmo como câmara frontal.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também