Ontem noticiámos que a Samsung poderia estar prestes a apostar em processadores MediaTek para a sua gama de smartphones Android de nova geração Galaxy S25. Porquê? Bem, os novos Exynos 2500 estão a dar problemas, e claro, a Qualcomm está a dar problemas ainda mais sérios, porque vão ser significativamente mais caros. Caros o suficiente para a Samsung não querer pagar!
Qual é a estratégia? É dividir (ainda mais) para conquistar!
Galaxy S25? Um processador? Não! Vão ser dois? Também não! Samsung quer mudar a estratégia!
Portanto, normalmente, a Samsung opta por uma estratégia de uso de dois processadores similares, para dividir os seus Galaxy S25 entre regiões. É algo que já aconteceu várias vezes ao longo dos anos, mas podemos usar como exemplo mais recente os Galaxy S24 do início do ano, que chegaram ao mercado Europeu com processadores Exynos para as versões S25 e S25+, enquanto a versão S25 Ultra foi equipada única e exclusivamente com processadores Qualcomm Snapdragon.
- Nota: Nos Estados Unidos, a Samsung usou apenas processadores Qualcomm para todos os seus smartphones. Esta divisão Exynos + Qualcomm aconteceu apenas em algumas regiões, como a Europeia.
Dito tudo isto, em 2025, a divisão pode meter uma outra fabricante à mistura, a MediaTek!
Porquê? Simples! A Samsung não está a ter muita sorte com as suas próprias linhas de 3nm, e como tal, é muito provável que o Exynos 2500 não consiga chegar ao mercado, em quantidades suficientes, para dar vida à grande maioria dos aparelhos da gama Galaxy S25.
Por isso, a Samsung pode optar por uma estratégia em que o SoC Exynos 2500 dá vida aos modelos base, o SoC Dimensity 9400 dá vida aos modelos Plus, isto enquanto o Snapdragon 8 Gen4 fica reservado para o Galaxy S25 Ultra.
Não temos a certeza se a divisão vai ser esta, mas, ao que tudo indica, a Samsung quer testar algo de muito similar nos seus tablets Galaxy Tab S10. Por isso, se tivesse de apostar, seria aqui que metia o meu dinheiro.
Preços vão aumentar, especialmente no lado Ultra!
Como já dissemos várias vezes, é esperado que o novo SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen4 encareça cerca de 30%. Algo que deverá levar o custo unitário para uns aberrantes 260 dólares.
Assim, como a Samsung é uma das maiores clientes da Qualcomm, estamos a falar de uma quantidade enorme de chips que a gigante Sul-Coreana tem de comprar para ir de encontro à procura dos seus fãs. Isto significa um custo que, apesar da dimensão da Samsung, é incomportável para qualquer empresa.
Daí esta nova estratégia! Ainda assim, é esperado que o Galaxy S25 Ultra encareça de forma muito significativa no início de 2025.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!