Atualmente já há um conjunto de funções mais básicas que as ferramentas de IA podem fazer, e uma delas é resumir. A maioria dos chatbots e modelos no mercado pode fazer isso, pois é algo bastante popular. A propósito disto a aplicação do Gmail vai receber em breve uma funcionalidade de resumo. Mas nem tudo é perfeito.
Gmail vai receber a função de resumo mas há um problema!
As pessoas têm conseguido aceder a uma ferramenta de resumo no Gmail através do painel lateral do Ask Gemini. A empresa tem vindo a testar esta funcionalidade há alguns meses e está atualmente a ser implementada para utilizadores da versão paga. Só é possível aceder a esta funcionalidade se tiver concordado em experimentá-la.
Dito isto, quando estiver no Google Gmail/Docs/Sheets/Drive/Slides, verá um pequeno botão Gemini no canto superior direito do ecrã. Se carregar nele irá aparecer um painel. Nele estará um campo de texto na parte inferior para introduzir a sua consulta, mas também verá que resume automaticamente o que está no ecrã.
Esta funcionalidade é bastante simples. Se estiver numa longa conversa de e-mail e não tiver tempo para ler tudo, então uma ferramenta de resumo pode ser útil. Esta ferramenta fornece-lhe um resumo conciso dos pontos importantes de uma conversa de correio eletrónico.
Para que esta funcionalidade funcione, é necessário estar num tópico com mais de duas respostas. Assim, parece que a ferramenta não funcionará em mensagens de correio eletrónico individuais. Em todo o caso, continua a ser uma ferramenta muito útil.
Quando toca numa linha de discussão, aparece um pequeno botão “Resumir com Gemini” por cima da mesma. Quando tocar nesse botão, verá o painel Gemini aparecer na parte inferior do ecrã. Não só resume o tópico, como também lhe dá a opção de introduzir mais perguntas.
Mas qual o problema?
Pensou que ia receber esta funcionalidade de graça? A Google está atualmente a lançar esta funcionalidade para clientes pagantes. Terá de ter uma subscrição workspace ou uma subscrição do Google One AI Premium.
Se tiver uma dessas subscrições, deverá ver a funcionalidade aparecer nas próximas semanas.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!