Enquanto a AMD já tem os seus processadores Ryzen AI 300 no mercado, e a Qualcomm também já começa a chegar em força com os seus Snapdragon X, a Intel parece ter feito um outro tropeção, com a sua nova geração de processadores AI para portáteis a ser adiada para o final de 2024 ou início de 2025.
Intel tropeçou enquanto AMD e Qualcomm apostam a sério!
Portanto, apesar do facto de a Intel até ter sido a primeira fabricante com processadores “AI” com os seus Meteor Lake no final do ano passado, a verdade é que os recentemente lançados AMD Strix Point (Ryzen AI 300) e Snapdragon X trazem agora muito mais para cima da mesa, e claro, já estão disponíveis em produtos reais, em loja.
Ou seja, enquanto a AMD e Qualcomm já têm máquinas compatíveis com o Copilot+ da Microsoft, a Intel só vai conseguir lançar alguma coisa no final do ano. Isto na forma dos novos Lunar Lake (Intel Core Ultra 200).
O que é um PC Copilot+?
Segundo a Microsoft, é um computador equipado com um NPU capaz de pelo menos 40 TOPS (Triliões de operações por segundo). Dito isto, os novos processadores da AMD e Qualcomm alcançam e até ultrapassam este número. Por sua vez, os atuais processadores da Intel ficam pelos 34 TOPS, e como tal, não trazem suporte às mais recentes funcionalidades do Windows 11 da Microsoft.
Isto é grave?
Qual é a altura do ano em que se compra mais portáteis? É entre o final do verão e o final do ano. Ou seja, a altura do regresso às aulas, e claro, a altura do Black Friday que hoje em dia se estende até ao Natal.
Desta forma, é muito provável que a Intel falhe a época mais quente do mercado de 2024. Algo importante, especialmente nesta altura do campeonato em que a IA começa a ser o foco de tantos novos utilizadores entusiasmados com as funcionalidades inovadoras.
Além disto, com uma Intel tão atrasada, a verdade é que a AMD e Qualcomm podem lançar uma nova versão dos seus processadores logo a seguir à Intel. Chips com novas capacidades… Por isso, mais uma vez, vamos ver a gigante Azul em problemas sérios.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!