É por isto que o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus não terão IA!

A Apple anunciou uma variedade de novidades de IA para os seus iPhones no início deste mês. Algo a que resolveu chamar Apple Intelligence. No entanto, a maioria dos proprietários de iPhones foram deixados na mão, pois apenas o iPhone 15 Pro e o Pro Max é que terão essas novidades relacionadas com a IA e finalmente já conhecemos a razão.

É por isto que o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus não terão IA!

Assim o jornalista da Bloomberg, Mark Gurman, revelou por que o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus foram deixados na mão. Curiosamente não há o hardware menos potente em termos de capacidade de processamento. Como tal, o grande motivo é a quantidade de RAM.

A gigante da tecnologia determinou internamente, há meses, que 8 GB é o mínimo necessário para executar o Apple Intelligence”, explicou Gurman na sua newsletter Power On. É claro que o iPhone 15 e o 15 Plus têm 6 GB de RAM.

Ele acrescentou que a Apple está a atualizar a RAM do iPhone 16 para 8 GB para suportar as funções Apple Intelligence. Como resultado, acredita-se que todos os modelos da gama iPhone 16 suportarão as funções de IA da empresa.

iphone a aquecer demasiado, iPhone ativar função, USB-C mais lento no iPhone 15
iPhone nunca foi um exemplo de inovação. Mas a Apple anda a mudar a forma como faz as coisas. Está a ficar muito Android!

“É por isso que a Apple está a aumentar a memória do iPhone 16 normal neste outono: para apoiar a Inteligência e enquadrá-la como um ponto-chave de venda”, continuou Gurman.

O jornalista da Bloomberg acrescentou que o processador de IA da Apple é “praticamente o mesmo nos Macs e iPads M1, que suportam o Apple Intelligence, e no iPhone 13, 14 e 15, que não suportam”.

IA e RAM: já não é a primeira vez

Esta não é a primeira vez que uma marca de smartphones ignora a IA num dispositivo topo-de-gama. A Google trouxe o Gemini Nano para o Pixel 8 Pro no ano passado, mas deixou o Pixel 8 de fora.

Um representante da empresa afirmou que “limitações de hardware” foram a razão para o Pixel normal ficar de fora. Os dois telefones partilham o mesmo chipset, mas o Pixel 8 vem com 8 GB de RAM em comparação com os 12 GB do modelo Pro.

Voltando à Maçã, claro que o ideal seria a Apple arranjar formas de trazer as funções do Apple Intelligence para dispositivos com 6 GB de RAM. Isto significaria que centenas de milhões de utilizadores teriam acesso a eles.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também