Ligar e Desligar o Ar-condicionado poupa dinheiro? Não!

O calor começa a apertar, por isso, seja em casa, no carro, ou no escritório, já há quem comece a dar uso ao sempre tão precisoso Ar-Condicionado. Porém, especialmente em modelos mais antigos e por isso menos eficientes, este é um aparelho que pode significar um grande aumento na conta da eletricidade no final de cada mês.

Por isso, há quem prefira ligar para arrefecer a divisão em que está, para depois desligar, e claro, voltar a ligar quando for necessário. Isto pode ser um erro “caro”!

Ligar e Desligar o Ar-Condicionado poupa dinheiro?

ar condicionado poupar luz

Portanto, como é óbvio, cada caso é um caso, porque vai sempre tudo depender da temperatura, do tamanho da divisão, da potência e eficiência do Ar-Condicionado, etc… Mas, regra geral, ligar e desligar o AC é quase sempre uma má ideia!

Isto porque o aparelho vai ter de se esforçar muito mais a chegar à temperatura desejada, em vez de manter o nível “equilibrado”.

Mais concretamente, se ligar e desligar o AC de meia em meia hora, vai, de facto, gastar mais energia elétrica do que deixar o aparelho ligado de forma contínua.

Isto acontece porque, quando o ar condicionado é ligado, necessita de uma corrente de “arranque”, que é superior à corrente de funcionamento normal. Esta corrente de arranque só é necessária quando o ar condicionado é ligado, pelo que é melhor evitar fazê-lo com a maior frequência possível.

Em suma, apesar de depender sempre do caso, deixar o AC ligado continuamente resultará numa menor corrente de arranque. Assim, por consequência direta disso mesmo, num menor consumo geral de energia.

Antes de mais nada, qual é a sua estratégia de verão para se manter fresco sem gastar demasiado dinheiro? Partilhe-a connosco na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também