Pode ser uma grande surpresa mas a verdade é que a água mais quente pode não ser a melhor aposta para a remoção de nódoas com a máquina de lavar. De facto, para alguns tipos de nódoas, é exatamente o oposto. Embora este mito tenha um pouco de lógica por detrás – uma vez que a água quente dissolve uma categoria de nódoas – na maior parte das vezes, faz mais mal do que bem. Como tal a água quente permite que a nódoa se agarre ainda mais às fibras nas profundezas da peça de roupa. Assim no caso da máquina de lavar esqueça o que pensava sobre a água quente.
Máquina de lavar: esqueça o que pensava sobre a água quente!
Embora, em geral, se deva lavar a roupa branca e a roupa de cama em água quente e as peças de cor e delicadas em água fria, isto não se aplica à remoção de nódoas. Para determinar a temperatura da água que deve utilizar, terá de ter em conta a composição da nódoa.
O enxaguamento é o primeiro passo – e o mais importante – na remoção de nódoas, apenas rivalizado pela pontualidade. Tal como esquecer uma nódoa e permitir que ela se infiltre, a temperatura errada da água pode também convidar a nódoa a viver na sua peça de roupa para sempre.
Que nódoas precisam de água quente e que nódoas precisam de água fria?
É pouco provável que a água, por si só, remova totalmente as nódoas. Assim certifique-se sempre de que também pulveriza a peça com solvente antes de a lavar. As nódoas que se devem lavar com água fria são, na sua maioria, da categoria de alimentos e bebidas, resultantes de derrames diários como vinho, café, chocolate e pasta de dentes, embora existam algumas excepções.
Também deve utilizar água fria para enxaguar manchas de sangue, urina, relva e tinta à base de água. Também para remover resíduos de autocolantes ou manchas de adesivos. Algumas nódoas são melhor tratadas mergulhando a nódoa em água fria e lavando-a depois com água quente. Isto inclui certas nódoas de alimentos como molho de tomate, sumo de frutos silvestres e comida de bebé. A água quente sozinha é utilizada com menos frequência para a remoção de nódoas, mas é a melhor opção para as nódoas de óleo, loções, gordura, batom e corantes.
Não se esqueça de que o verdadeiro inimigo dos seus esforços de remoção de nódoas é a secagem. Aliás muitas vezes devido ao calor – tanto no início do processo como no final. Quando a nódoa aparece, se não a molhar antes de secar, é provável que seja muito mais difícil livrar-se dela. E quando a sua peça de roupa manchada sair da máquina de lavar, verifique sempre se a nódoa foi removida. Isto antes de a colocar na máquina de secar. O calor da máquina de secar vai secar e fixar a nódoa – potencialmente descolorindo-a para sempre.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!