Apple está a obrigar a comprar um iPhone novo? Sim ou não?

Como é que qualquer fabricante de aparelhos eletrónicos ganha dinheiro? Com a venda de (novos) aparelhos eletrónicos! É mesmo muito simples! Sendo exatamente por isso que muitas fabricantes optam por limitar novas e excitantes funcionalidades a modelos mais recentes e mais caros, de forma a “obrigar” os utilizadores a gastar um pouco mais de dinheiro na atualização.

Como deve imaginar, isto também é verdade no mundo dos smartphones, com as principais fabricantes numa constante corrida para lançar aparelhos mais bonitos, mais rápidos, e claro, com funcionalidades ainda mais apetecíveis, de forma a convencer os utilizadores a mudar de telemóvel, mesmo que o seu atual smartphone ainda continue mais do que capaz para o dia-a-dia.

Dito tudo isto, com a chegada em força da IA, fica a ideia de que muitas fabricantes estão a “aproveitar” a desculpa para obrigar os consumidores a mudar de aparelhos. Aliás, isto nem está a acontecer apenas no lado dos smartphones! Visto que a grande aposta da Microsoft em computadores Copilot+ também acaba por obrigar a algumas mudanças em vários mercados.

Porém, no caso da Apple, muitos consumidores ficaram chocados com o facto de apenas os modelos Pro da atual gama iPhone 15 terem suporte às novas funcionalidades baseadas em inteligência artificial. Será um outro exemplo de “obrigação” de troca de aparelho, ou existe mesmo uma justificação?

Apple está a obrigar a comprar um iPhone novo? Sim ou não?

smartphones, iphone, galaxy

Portanto, como já dissemos há alguns dias atrás, ver a Apple a apontar apenas para os modelos Pro do iPhone 15 é obviamente um pouco irritante. Afinal, enquanto a Samsung anda a levar o seu IA para várias gamas de aparelhos, algumas com 2 ou 3 anos em cima… A Apple está a ignorar aparelhos lançados há menos de 1 ano, alguns deles a custar bem mais de 1000€.

Porém, a própria Apple afirma que isto não é uma forma de obrigar os consumidores a trocar de aparelho. Pura e simplesmente, sendo a IA da Apple processada localmente (o sistema da Samsung e Google é processado na Nuvem), apenas os modelos mais recentes e mais poderosos têm a capacidade de fazer tudo a nível local. Mais concretamente, apenas os modelos Pro, e provavelmente toda a gama iPhone 16, têm memória RAM necessária e um SoC potente o suficiente para dar vida à Apple Inteligence.

Claro que, podemos dizer que a Apple poderia ter aumentado a memória RAM dos seus aparelhos mais cedo. Além disso, também poderia ter criado um modelo mais assente na Cloud para os modelos mais antigos! Isto de forma a abrir as portas a todos os fãs do mundo iPhone. Mas é o que é. Acredita nisto? Ou acha que a Apple está a aproveitar a situação para obrigar a uma atualização?

Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também