Atualmente, a potência predefinida que o Android detecta como “carregamento rápido” é de 7,5 W. Este valor está muito aquém dos grandes avanços da indústria moderna. No entanto, isso pode mudar com o Android 15, aumentando o limite para 20W.
Android 15 vai fazer alterações no carregamento rápido!
O mercado Android está repleto de opções com suporte para carregamento rápido de alta potência. Comercialmente, é possível encontrar dispositivos com carregamento rápido de até 240W. Entretanto, marcas como a Redmi e a Realme estão mesmo a trabalhar para chegar aos 300W. Por outro lado, o sistema de deteção de carregamento rápido do Android não mudou no mesmo ritmo.
O Android (AOSP) reconhece o “carregamento rápido” quando o seu dispositivo recebe 7,5W de potência. Dito isto, cada fabricante é completamente livre de alterar estes valores para os ajustar às suas próprias tecnologias de carregamento rápido. No entanto, os Google Pixels utilizam os valores predefinidos no código AOSP. Isto pode tornar um pouco difícil para os utilizadores de Pixel determinar se os seus carregadores estão a funcionar corretamente. Afinal, o seu ecrã de bloqueio mostrará uma mensagem de “Carregamento rápido” mesmo que o seu dispositivo esteja a receber menos de 8W.
É de salientar que os dispositivos Google Pixel não acompanharam o ritmo do resto da indústria no que diz respeito à potência de carregamento.
O Pixel 8 Pro, o telemóvel mais premium da marca, suporta um máximo de 30W. Assim, é possível que esta falta de progresso tenha sido transportada para o código AOSP. De qualquer forma, uma descoberta recente sugere que o Android 15 detectaria o “carregamento rápido” a partir de 20W.
Considerando os avanços disponíveis na indústria, 20W ainda parece um pouco curto. No entanto, faz sentido considerando que os dispositivos Google Pixel são os que usam a deteção de carregamento rápido AOSP. É provável que outros fabricantes ajustem os valores para os adaptar às possibilidades dos seus dispositivos. Também não são esperados grandes avanços em termos de carregamento rápido para os Pixel a curto prazo.
A fonte encontrou o novo valor de 20W na última versão beta do Android 15. No entanto, ainda não está implementado, pelo que os telemóveis com essa versão ainda detectam o carregamento rápido recebendo apenas 7,5W. Espera-se que a Google impulsione definitivamente os novos valores na primeira atualização estável do Android 15. É até possível que isso ocorra em futuros betas do Android 15.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!