Salas de cinema Portuguesas em crise! Porquê? Qual é a solução?

Os tempos da pandemia já vieram e já desapareceram, como tal, era de esperar que com toda a “fome” de cinema que os fãs a sério deveriam ter, as salas estivessem sempre cheias. Mas, na realidade, à exceção dos tempos pandémicos, Abril e Maio de 2024 foram os piores meses das salas Portuguesas da última década.

Porquê? A explicação faz todo o sentido, mas, também fica a ideia de que as salas se poderiam esforçar mais um pouco para dar a volta à situação.

Salas de cinema Portuguesas em crise! Porquê? Qual é a solução?

terror filmes de

Portanto, como deve saber, fazer omeletes sem ovos é sempre uma missão um tanto ou pouco complicada. Neste caso, as salas de cinema Portuguesas estão a sofrer, porque não existem filmes realmente capazes de levar os fãs às salas. Os cartazes têm estado fracos, e por isso, as bilheteiras seguem a mesma exata tendência.

Ou seja, segundo o ICA (Instituto do Cinema e do Audiovisual), desde 2013 que não se ia tão pouco ao cinema. Dito isto, em termos de números, Maio de 2024 rendeu 3.9 milhões de euros a partir de 664.884 espetadores. Abril foi pior com “apenas” 632.325 espectadores.

Estes números devem-se ao facto de não existir nenhum lançamento realmente importante em cartaz.

Não temos uma Barbie, um Dune, um Avengers, a levar pessoas “aos montes” para as salas de cinema. Além disso, a realidade é que ir ao cinema é hoje em dia caro, muito caro, especialmente se quer ter acesso à melhor qualidade possível nas melhores salas Portugueses.

Talvez ainda mais impactante que isso, é o facto de um filme, qualquer filme, ser hoje em dia demasiado longo, na grande maioria das vezes sem intervalos pelo meio. Pelo menos, a nível pessoal, irrita-me entrar numa sala de cinema às 18h, e sair de lá apenas às 21h, ou por vezes até mais tarde.

Como é que podemos resolver isto?

O facto de não existirem filmes de peso “novos”, não significa que as salas não pudessem passar grandes sucessos mais antigos, com preços especiais, com algumas campanhas no lado das pipocas ou outros snacks associadas.

Por exemplo, ia, sem qualquer problema, ver os três filmes de “O Padrinho”, em IMAX, especialmente se tivesse muita e boa comida à minha frente. A um preço que fizesse sentido.

O mundo do cinema é como qualquer outro mercado, tem altos e baixos. As salas não se podem queixar por falta de espetadores, quando também não se tentam reinventar com “coisas” novas, e campanhas aliciantes.

 

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também