O Windows domina o mercado de sistemas operativos para computadores. Mas será que precisa assim tanto da Microsoft? Se pensar bem, afinal não precisa mesmo do Windows.
Já deu conta que afinal não precisa mesmo do Windows?
Faz a maioria das coisas num browser
Um browser dos modernos é essencialmente um mini sistema operativo, e pode até executar aplicações nele ou aceder às mesmas através da nuvem. A maior parte do trabalho de muitas pessoas é feito num browser. Isto porque até temos várias aplicações de produtividade disponíveis como o Google Docs, para fazer praticamente tudo. Esta é uma das razões pelas quais os Chromebooks são tão populares. Se a maior parte ou a totalidade do que fazemos é feito num browser, não importa o sistema operativo que estamos a utilizar.
A verdade é que para qualquer aplicação que dependa de uma ligação à Internet para funcionar, acho que não faz muito sentido instalar um cliente.
Não é um jogador de PC
Muitas pessoas ficam no Windows por serem jogadores de PC. No entanto, se não joga videojogos no seu computador, então o Linux ou o macOS (ou qualquer outra alternativa) provavelmente também lhe servirão. Mesmo que seja um jogador, os outros sistemas operativos também estão a melhorar para satisfazer essas necessidades.
No Linux, tem havido grandes avanços na execução de jogos para Windows utilizando camadas de compatibilidade, e os jogos para macOS também estão a evoluir a passos largos.
As suas aplicações não são exclusivas do Windows
As aplicações que utiliza no Windows só estão disponíveis numa versão Windows? Em alternativa, existem outras aplicações equivalentes que funcionariam noutro sistema que não o Windows e que poderiam fazer o mesmo trabalho?
Não utiliza serviços de subscrição da MS
Se utiliza o Windows, mas não tira partido dos serviços pagos da Microsoft, como o OneDrive ou o PC Game Pass, está a perder um dos maiores pontos fortes do sistema operativo Windows moderno. Na verdade, mesmo que esteja a utilizar alguns destes serviços, também pode obter o OneDrive no macOS, embora necessite de algumas ferramentas estranhas de terceiros para o fazer funcionar no Linux.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!