Android 15 pode apagar automaticamente os seus dados

Não detesta ter de digitalizar a sua impressão digital cinco vezes só para aceder ao seu telemóvel? É um incómodo, mas a culpa pode não ser do fabricante. Há sempre a possibilidade de não a ter registado corretamente. Bem, o Android 15 pode apagar automaticamente os seus dados biométricos se estes não estiverem a funcionar.

Android 15 pode apagar automaticamente os seus dados

Por vezes as empresas podem ter culpa na forma como implementam os sensores biométricos. Todos nos lembramos do problema com o leitor de impressão digital do Pixel 6. Ou a Google falhou com o seu primeiro leitor de impressões digitais no ecrã ou estávamos todos a usá-lo de forma errada.

No entanto, nem sempre a culpa é do fabricante. Ao configurar uma impressão digital ou uma identificação facial, há sempre a possibilidade de os dados não terem sido registados corretamente. Talvez o ecrã estivesse sujo quando registou a sua impressão digital ou o seu dedo estivesse um pouco molhado. Talvez não estivesse em condições de iluminação adequadas quando registou o seu rosto. Existe sempre a possibilidade de os dados não terem sido registados corretamente.

Android, Android bluetooth perigo

Se está a lutar para entrar no seu dispositivo, registar os seus dados novamente pode ser a solução.

Claro que é um incómodo, mas é melhor do que receber a mensagem “Tente novamente em 30 segundos”. De acordo com novas informações, o Android pode iniciar este processo por si.

O especialista em Android, Mishaal Rahman, descobriu algumas linhas de código na última versão beta do Android 15. Elas apontam para o facto de o sistema apagar automaticamente os dados biométricos quando os modelos continuam a falhar. Uma vez que o Google não anunciou isto não se sabe ao certo de vai chegar já ou não.

As sequências de caracteres contêm as notificações que verá quando a Google fizer isto. Uma das notificações diz: “O seu modelo de rosto não estava a funcionar bem e foi eliminado. Configure-o novamente para desbloquear o telemóvel com o rosto”. No caso da sua impressão digital, o sistema pode indicar-lhe quais as impressões digitais que não estão a funcionar.

Esta poderia ser uma adição útil ao software, mas o problema é que o sistema poderia fazer isto automaticamente. Entretanto existe a possibilidade de isto acontecer numa altura inconveniente. Seria bom que o sistema perguntasse se pretende apagar os dados.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também