Se por acaso gosta de estar atento aos tops de jogos mais jogados da Steam, é muito provável que tenha reparado na incrível subida à popularidade do jogo clicker de seu nome “Banana”. Estamos a falar de um jogo que já foi capaz de ultrapassar os 800 mil jogadores concorrentes.
O jogo mais popular da Steam é… Uma banana!
Pois bem… Porque estão tantos jogadores loucos com um jogo onde basicamente apenas e só clica numa banana. Ao que tudo indica, tudo está à volta do Steam Marketplace.
De forma muito resumida, o Steam Marketplace tem muito de bom, mas também tem muito de mau. Ainda se lembra da altura do acesso antecipado, em que os programadores poderiam disponibilizar assets pré-fabricados, o que por sua vez deu azo a uma onda de “asset flips”, e como consequência disso mesmo vários jogos de baixa qualidade Unity ou Unreal Engine.
Estes jogos são frequentemente vendidos a preços super baixos, com o grande objetivo de fazer dinheiro no mercado da plataforma steam. Isto com a venda de skins, cartas, ou outras coisas similares.
Afinal, quando algo é vendido no Steam Marketplace, o jogador recebe uma parte, a Valve recebe uma parte, e o programador também recebe uma outra parte. Dito tudo isto, a Banana está a ser utilizada para adquirir jogos no mercado. Aliás, a grande maioria dos jogadores dentro do jogo nem são reais, são bots.
O jogo da banana é na realidade uma impressora de dinheiro. Porque estes bots vão carregar na banana milhões de vezes, para depois adquirir as já mencionadas skins e cartas.
A Valve ainda não comentou, e os programadores referenciaram apenas que é um problema. Mas… Se a Valve ganha dinheiro, e os programadores também… Então.. Qual é a motivação?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!