Está com a utilização elevada da CPU no PC? Pode ser disto!

Quando certas tarefas em segundo plano levam a uma utilização elevada da CPU num PC, isso significa normalmente que as tarefas têm um bug. Isto leva a vários problemas e muitas vezes certos processos ou serviços do Windows também podem ser os culpados.

Está com a utilização elevada da CPU no PC? Pode ser disto!

Este mês, os utilizadores do Windows e os insiders têm notado algo de estranho nos seus sistemas e investigar o problema com a ajuda do Gestor de Tarefas revelou que o Microsoft Cross Device Service é o potencial culpado que está a exibir uma elevada utilização da CPU.

Entretanto os relatos não são poucos. Isto porque vários utilizadores confirmaram o problema nas redes sociais. Entretanto o problema também foi comunicado ao Feedback Hub por um utilizador e, até ao momento em que este artigo foi escrito, foi votado por centenas de pessoas.

procura no Windows 11, menu iniciar do anúncios no menu Iniciar, Windows 11, Chrome Arm para Windows, windows ficheiros, aplicações portáteis, instalar o Windows 11 de Setembro 2023, chave antiga no Windows 11, Windows acabado de instalar, Barra lateral do Edge

O Cross Device Service está subitamente a utilizar uma quantidade inesperada de CPU nas últimas compilações do Windows 11 Insider (a partir do início de junho de 2024)

Assim a engenheira da Microsoft, Jennifer G, respondeu a esse problema confirmando-o e acrescentou que a empresa está a analisar a resolução:

Agradecemos a vossa paciência, identificámos a causa e estamos a trabalhar numa correção

Entretanto a resposta foi publicada há uma semana, mas ainda ninguém recebeu a correção.

O Cross Device Service, como o nome sugere, é o que ajuda um PC com Windows a ligar-se, sincronizar-se e partilhar ficheiros com dispositivos como telefones. Essencialmente, ajuda a alimentar o Vínculo ao Telefone no Windows. As recentes compilações do Windows 11 Beta Insider estão a testar novidades relacionadas com o vínculo ao telefone. Assim é possível que o bug tenha escapado.

O mais recente traz uma partilha de ficheiros Android melhorada e outro de fevereiro atualizou o Cross Device Experience Host, que substituiu a captura remota.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também