Prepare-se para um telemóvel que pode ver através das paredes

Imagine ter um telemóvel que lhe dá a capacidade de ver através das paredes. De acordo com o IEEE Xplore (via CBS News), um projeto que está a ser trabalhado há 15 anos continua a progredir. O objetivo é um chip que permita aos utilizadores de smartphones ver através de superfícies sólidas, à semelhança dos raios X. Mas estes últimos são nocivos para os seres humanos, por isso, em vez de usar raios X, o telemóvel usa sinais na gama de 200 GHz a 400 GHz.

Prepare-se para um telemóvel que pode ver através das paredes

Até agora, os testes mostraram que a tecnologia consegue ver através de poeiras, nevoeiro denso e partículas transportadas pelo ar que a luz normalmente não penetra. Num teste mais recente, os investigadores conseguiram ver através de uma folha de cartão. Antes de ficarmos demasiado entusiasmados com isto, o relatório refere que só daqui a alguns anos é que os utilizadores de smartphones poderão ver através de paredes e objectos utilizando sinais de gigahertz.

ver através das paredes

Assim a tecnologia está a ser desenvolvida na Universidade do Texas em Dallas. O Dr. Kenneth O, professor de engenharia eléctrica na UT Dallas e diretor do Centro de Excelência Analógica do Texas, é um dos autores de um relatório que descreve em pormenor os últimos avanços feitos pelos investigadores.

“Os super-heróis como o Super-Homem – todos nós crescemos com isso”, disse o Dr. O. “Ser capaz de ver através das coisas, a visão de raios X foi sempre algo excitante e inspirador”. Entretanto o professor também observa que “devemos ser capazes de digitalizar normalmente e capturar facilmente a imagem”.

Um dos problemas com a tecnologia atualmente disponível é que são necessárias horas para obter uma imagem que atravesse um objeto devido ao número de pixels envolvidos. Mas o Dr. O afirma que, com o financiamento adequado, esta tecnologia pode fornecer imagens instantâneas e estar disponível para smartphones dentro de poucos anos. A tecnologia fundamental existe. Gostaria muito de a tornar acessível a toda a gente”.

A prazo, os smartphones com estes chips poderão ver o interior de envelopes e embalagens.

Estes dispositivos também se podem utilizar pelos hospitais para verificar os níveis de hidratação dos doentes. Atualmente, a tecnologia exige que o objeto que o telemóvel pretende ver através seja colocado a uma distância não superior a um centímetro do dispositivo. Isto evita que um ladrão se afaste muito do seu alvo para utilizar secretamente a tecnologia. Isto para procurar informações pessoais na mala ou no saco de uma pessoa.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também