Se tiver um monitor ou ecrã com capacidade para DisplayPort e HDMI, qual deve escolher? Uma vez que estas portas têm capacidades e finalidades diferentes, é importante compreender quando deve utilizar DisplayPort e quando deve utilizar HDMI. Vamos então dizer-lhe que porta deve utilizar para ligar o PC ao seu monitor!
Atenção! Deve utilizar esta porta para ligar o PC ao seu monitor!
Para além das diferenças de compatibilidade e capacidade, os conectores físicos do DisplayPort e do HDMI também diferem. O DisplayPort possui um conetor de 20 pinos com uma forma assimétrica. A maioria tende a incluir um fecho mecânico que impede que os cabos sejam acidentalmente desligados.
O HDMI tem um conetor de 19 pinos e uma forma simétrica. Ao contrário de muitos cabos DisplayPort, o HDMI tende a não apresentar mecanismos de fecho ou de bloqueio. Isto significa que os cabos HDMI podem soltar-se mais facilmente.
O DisplayPort e o HDMI chegaram a pensar em diferentes utilizações, pelo que oferecem diferentes prós e contras, dependendo da forma como os utiliza. Decidir qual o conetor a utilizar pode ser complicado, mas isso é frequentemente determinado pelo monitor ou ecrã que possui.
A especificação HDMI mais recente é HDMI 2.1b.
Suporta 8K a 60Hz e 4K a 120Hz. Também é capaz de apresentar conteúdo 10K e formatos HDR dinâmicos até 48Gbps. Para tirar o máximo partido do HDMI 2.1, terá de investir num cabo HDMI de velocidade ultra elevada.
Da mesma forma, a mais recente especificação DisplayPort é a DisplayPort 2.1. Esta norma suporta resoluções de 10K a 60Hz, HDR-10 e sem compressão. Tem uma largura de banda máxima superior à do HDMI 2.1b, quase triplicando a do DisplayPort 1.4 a 77,73 Gbps.
O problema é que há uma nítida falta de monitores compatíveis com o DisplayPort 2.1 e há poucos monitores HDMI 2.1b a preços acessíveis. Por isso, é comum os utilizadores optarem por monitores HDMI 2.0 de alto desempenho ou monitores que suportem DisplayPort 1.4. No entanto, o HDMI 2.0 fica um pouco atrás do DisplayPort 1.4. Suporta 4K a 60Hz e HDR, enquanto o DisplayPort 1.4 suporta 4K a 120Hz, 8K a 60Hz e HDR.
E quanto ao suporte VRR?
O VRR (Variable Refresh Rate) permite que o seu ecrã ajuste a sua taxa de atualização em função das taxas de frames do seu PC ou consola de jogos. Por isso, é um termo utilizado sobretudo em jogos. Ao jogar, irá reparar que a sua taxa de atualização flutua consoante as acções no ecrã. Se o seu ecrã e o PC/consola estiverem dessincronizados, isso resultará numa coisa chamada “screen tearing”.
Para contrariar este problema, chegou o VRR, que permite que o seu ecrã se actualize como e quando necessário, correspondendo ao da sua consola ou PC. A AMD e a NVIDIA têm as suas próprias tecnologias VRR; a AMD utiliza o FreeSync e a NVIDIA utiliza o G-Sync.
Irá reparar que os monitores de jogos tendem a apresentar estas tecnologias suportadas nas suas especificações
As normas HDMI são suportadas por quase todos os dispositivos áudio/vídeo domésticos. Se possui um televisor moderno, é provável que este tenha uma porta HDMI. O mesmo acontece com consolas de jogos, PCs, dispositivos de streaming e projectores. O DisplayPort, por outro lado, não foi concebido para os mesmos fins que o HDMI e, em vez disso, suporta principalmente monitores e PCs. Faz sentido se tiver em conta que o DisplayPort foi originalmente desenvolvido para substituir os conectores DVI e VGA.
Por último, os cabos HDMI são muito mais flexíveis em termos de comprimento. É possível encontrar um cabo HDMI de 15 metros capaz de fornecer resoluções 4K a 60 Hz, no entanto, os cabos DisplayPort raramente excedem os 3 ou 4 metros (de acordo com a norma oficial). Podem existir cabos mais compridos, mas é provável que façam com que a resolução máxima e a taxa de atualização se deteriorem.
HDMI vs. DisplayPort: Qual deve utilizar para ligar o PC ao monitor?
Embora tanto o DisplayPort como o HDMI sejam conectores muito utilizados, deverá escolher o mais adequado consoante a utilização que pretende dar-lhes. Os dispositivos domésticos, como leitores Blu-ray e televisores, não são compatíveis com o DisplayPort, pelo que o HDMI é a única opção, e não é certamente uma má opção.
Por outro lado, o DisplayPort tem mais algumas vantagens técnicas em relação ao HDMI, especialmente quando se trata de jogos ou de configurações com vários monitores. O único problema é que poderá demorar algum tempo até que a mais recente norma DisplayPort esteja disponível nos monitores e, quando estiver, é provável que os monitores sejam muito mais caros. Ainda assim, se tiver uma porta DisplayPort na parte de trás do seu PC, vale definitivamente a pena utilizá-la em vez de HDMI, se tiver essa opção.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!