Durante anos a fio, os AdBlockers foram famosos pela sua capacidade de bloquear anúncios em toda e qualquer plataforma Web, especialmente no YouTube, a plataforma de partilha de vídeos mais popular à face da terra.
Uma prática que durantes esses mesmos anos, parecia não incomodar muito a Google. Porém, com a massificação das funcionalidades de bloqueio, tanto em apps como em browsers, eis que a equipa responsável pela plataforma decidiu meter mãos à obra.
Assim, tudo isto tem sido uma caça do Gato vs o Rato, com o YouTube a melhorar o sistema, enquanto os devs tentam arranjar soluções inteligentes para passar pelo buraco da fechadura. Porém, ao que tudo indica, está na altura de dizer “GG”. O YouTube ganhou a “guerra”.
Bloqueadores de anúncios no YouTube? Acabou!
Portanto, depois das primeiras modificações ao sistema de anúncios, eis que a Google decidiu ir um pouco mais longe. De forma mais concreta, os anúncios vão ser agora inseridos logo a partir do servidor, como se fizessem parte do vídeo original. Desta forma, vai ser muito mais complicado fugir.
É provável que apareçam novos add-ons, novas estratégias, etc… Mas a realidade é que à velocidade que o YouTube está a trabalhar, vai ser mesmo muito difícil voltar a fugir aos anúncios.
Anúncios fazem sentido, mas… O exagero também é um erro!
Esta forma de agir é recente, e tem transformado o YouTube numa plataforma difícil de levar no dia-a-dia, a não ser que tenha uma subscrição Premium. Sim, é verdade que ter acesso a tudo e mais alguma coisa de forma 100% gratuita é um sonho que já não tem ponta por onde se pegue em 2024.
Porém, o YouTube, bem como outras plataformas como é o caso do Instagram e TikTok, estão a apresentar um exagero de anúncios aos utilizadores, muitos deles sem a possibilidade de “passar por cima”.
É esta a nova realidade? As plataformas de antigamente, obrigam agora a subscrições Premium? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
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