Como já dissemos várias vezes ao longo dos últimos meses, a AMD decidiu não voltar a apostar em placas gráficas de gama alta, preferindo lançar uma gama mais pequena, mas muito mais focada naquilo que interessa.
É exatamente por isso que a geração Radeon RX 8000 vai contar com apenas 2 GPUs (Navi 48 e Navi 44), de forma a tornar a produção muito mais eficiente, e assim ser possível oferecer placas gráficas interessantes a um preço mais apelativo.
Dito tudo isto, os primeiros GPUs já estão a chegar às mãos das parceiras de produção.
Placa Gráfica topo de gama AMD de nova geração está a chegar!
Portanto, como a NVIDIA domina o mundo das placas gráficas sem grandes dificuldades, mesmo quando a AMD até acaba por oferecer algumas alternativas interessantes a um bom preço. A gigante responsável pela gama Radeon decidiu mudar a sua estratégia entre 2024 e 2025. Sim, vamos ter novas placas gráficas, porém, é muito provável que nada se assemelhe à próxima geração NVIDIA GeForce RTX 50, especialmente nas gamas mais altas.
Uma estratégia que até pode ter algum potencial, porque a NVIDIA anda a exagerar nos preços, tornando os seus produtos quase proibitivos para os entusiastas. Além disso, com a massificação dos algoritmos de melhoria de imagem e performance, alguns com a ajuda da IA… Começa a ser cada vez mais aparente que existe um bom caminho de progressão para os consumidores menos endinheirados, mas com fome de FPS.
Em suma, a AMD vai apostar em placas gráficas mais focadas na gama média, mas ainda assim com um potencial de performance extremamente interessante. Com o preço correto, pode ser a oportunidade que a empresa precisa para crescer e ganhar quota de mercado à sua eterna rival NVIDIA.
Dito tudo isto, a existência de apenas 2 GPUs não significa que a AMD lance apenas dois modelos de placas gráficas. Significa sim que a nova gama deverá ir apenas até à Radeon RX 8700 ou 8800, com diferentes versões como XT e XTX. Também deverá existir pelo menos uma Radeon RX 8600 baseada no já mencionado GPU Navi 44.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!