Os limpa para-brisas do seu automóvel são possivelmente um dos componentes mais importantes da sua experiência de condução segura. É verdade que nem sempre são suficientes mas dão uma grande ajuda. É por esse motivo que quando os jatos não se ativam e o vidro fica sujo por algum motivo, podemos ir a caminho de um grande problema. Mesmo que as suas escovas do limpa para-brisas tenham sido substituídas recentemente e estejam em perfeitas condições de funcionamento. Vamos então olhar para as razões pelas quais não sai água do esguicho do parabrisas.
Não sai água do esguicho do parabrisas? Então faça isto!
Antes de assumir que algo está mecanicamente errado com os jactos de líquido do limpa para-brisas, deve abrir o capô do carro e verificar o reservatório de líquido. O líquido do limpa para-brisas vem de um pequeno depósito entre os outros componentes principais do automóvel. Se tem conduzido regularmente em condições de sujidade ou se tem o seu carro há muito tempo, o depósito pode estar vazio. Pode abrir a tampa e voltar a enchê-lo com líquido limpa para-brisas, que pode adquirir em qualquer lado. Lembre-se apenas de utilizar o líquido do limpa para-brisas verdadeiro e não água normal.
Se tiver quase a certeza de que ainda existe uma boa quantidade de líquido do limpa para-brisas no depósito, então o problema mais provável é que exista algum tipo de entupimento no bocal do jato do líquido do limpa para-brisas. Trata-se de um bocal pequeno e de precisão, pelo que basta um pouco de detritos sobre ou dentro dele para o entupir. Tanto um entupimento superficial como um entupimento interior podem ser desobstruídos se souber como.
Limpar os entupimentos superficiais
Observe atentamente a superfície dos jactos de fluido do limpa para-brisas. São as pequenas protuberâncias pretas localizadas diretamente por baixo do para-brisas, perto da parte superior do capot do automóvel. Se conseguir ver alguma sujidade óbvia no bocal, então é provável que se trate de um entupimento ao nível da superfície. Este tipo de entupimento é muito fácil de limpar e requer apenas alguns utensílios domésticos.
Primeiro, encontre uma escova pequena e suave. Uma escova de dentes normal é excelente para este fim, desde que não esteja a planear voltar a colocá-la na boca. Também vai querer um pano limpo e macio, de preferência um de microfibra que não deixe fios de fibra soltos quando o utilizar. Pode também pegar numa lata de ar comprimido, caso a sujidade seja mais profunda do que esperava.
Mergulhe a escova de dentes num copo de água morna e, em seguida, esfregue suavemente a superfície do bocal do jato de fluido do limpa para-brisas. Isto irá soltar a obstrução e prepará-la para a remoção. Depois, utilize o pano de limpeza para limpar o bocal, apertando-o para agarrar e remover quaisquer contaminantes sólidos. Se restar alguma sujidade no bocal, utilize o ar comprimido para a soprar. Depois de terminar a limpeza, faça funcionar os jactos de fluido por um momento, tanto para terminar de limpar os bicos como para verificar se o entupimento foi removido.
Limpar obstruções mais profundas
Se não conseguir ver quaisquer contaminantes óbvios na superfície dos jactos de fluido do limpa para-brisas, então é possível que um elemento de obstrução tenha conseguido penetrar mais profundamente no interior do bocal.
Primeiro, encontre um fio metálico fino e resistente. Pode utilizar um alfinete ou um clip de papel. Algo que se possa dobrar um pouco pode ser útil se os seus jactos do limpa para-brisas estiverem posicionados num ângulo estreito. Pegue no seu fio metálico e introduza-o suavemente no bocal do jato do limpa para-brisas. Empurre-o e puxe-o e faça-o rodar ligeiramente – deve conseguir sentir a obstrução a deslocar-se. Não introduza demasiado fundo ou poderá furar alguma coisa. Depois de ter mexido um pouco, ponha os jactos do limpa para-brisas a funcionar para ver se a obstrução foi eliminada.
Se os jactos continuarem entupidos, poderá ter de passar a medidas mais intensivas: remover e limpar todo o bocal. Se não se sentir à vontade para o fazer, talvez seja altura de visitar um mecânico.
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