Os quatro cheiros mais perigosos que pode encontrar no carro

Os cheiros invulgares podem ser desagradáveis. Na maioria das vezes, é fácil diagnosticar o problema identificando a que cheira o seu carro – seja a peixe, bolor, gasolina ou outra coisa qualquer. Depois disso, vale a pena descobrir-se de onde vem o cheiro, pois isso pode reduzir a causa a menos opções. Assim estes são os quatro cheiros mais perigosos que pode encontrar no carro.

Os quatro cheiros mais perigosos que pode encontrar no carro

Cheiro a gasolina

A primeira coisa a fazer para resolver o problema do cheiro a gasolina é descobrir se este vem do interior ou do exterior do seu carro. No interior, pode ser causado por velas de ignição soltas; no exterior, pode ser causado por um tampão de gasolina solto, injetores avariados ou uma fuga de combustível. De qualquer forma, é provável que tenha de ir à oficina.

meter gasolina com o carro ligado, carro na reserva, meter gasolina ou gasóleo
Empty fuel warning light in car dashboard

Borracha queimada

Muitas vezes, os condutores sentem o cheiro a borracha queimada quando mudam de velocidade, o que é um sinal de que a embraiagem está a sobreaquecer. Se notar o cheiro enquanto conduz, a culpa pode ser de uma mangueira de borracha solta.

Ovos podres

Um cheiro a ovo podre indica frequentemente um problema no sistema de combustível devido a problemas como um conversor catalítico avariado.

Um catalisador com mau funcionamento pode resultar na fuga de sulfureto de hidrogénio não processado para o escape, reduzindo o desempenho do motor e, por sua vez, diminuindo a eficiência do combustível.

Os catalisadores avariados podem também criar mais poluição e danificar outros componentes do seu automóvel.

Isto é importante porque estes componentes incluem o sistema de escape do veículo, módulos de controlo e sensores de oxigénio.

cores do fumo de escape

Um sensor de oxigénio ajuda o computador do automóvel a calibrar corretamente a mistura ar-combustível. Uma combustão ineficiente devido a um sensor de oxigénio avariado pode levar a que o computador do automóvel receba informações incorretas, diminuindo a economia de combustível.

Curiosamente este problema está a tornar-se cada vez mais recorrente. Aliás as perguntas na Google relacionadas com o termo “o carro cheira a ovos” tem vindo a aumentar. O cheiro provém normalmente do escape de um automóvel e é também descrito como um cheiro a enxofre.

Cheiro metálico

Um cheiro metálico proveniente do seu carro pode originar-se devido a alguns problemas. O primeiro é que os travões estão a sobreaquecer. Assim pode ser um sinal de aviso de que estão a trabalhar demasiado e podem potencialmente falhar.

imobilizador do motor, motor do carro sobreaquecer, cheiros no automóvel

Em casos graves, o cheiro a metal pode indicar problemas internos do motor, como o desgaste excessivo dos componentes do motor devido a baixos níveis de óleo ou a uma falha mecânica. Ignorar este cheiro pode levar à falha dos travões ou mesmo a danos no motor, por isso é melhor procurar ajuda profissional.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também