Nos últimos tempos, temos visto uma gigantesca aposta da Microsoft na Inteligência Artificial, como é o exemplo da implementação de IA no Bing, e claro, a chegada do Copilot ao Sistema Operativo da gigante Norte-Americana. Mas, toda a aposta na IA está a tirar os holofotes de cima daquilo que é potencialmente mais interessante.
O ARM está a chegar em força aos computadores Windows, o que pode mudar este ecossistema para todo o sempre.
Os computadores Windows vão mudar como há muito não mudam!
O casamento entre o Windows e chips ARM não é de agora, já estamos a meio de uma estrada bastante longe, visto que a plataforma da Microsoft já tem suporte à arquitetura há imenso tempo. Porém, até aqui, optar por um PC Windows baseado em hardware ARM significaria sempre baixa performance, e também baixa compatibilidade de software. Isto está a mudar!
Algo que muito se deve à grande aposta da Qualcomm (Snapdragon X Elite e Plus), que estão a impressionar o mercado com níveis de performance similares aquilo que a Apple é capaz de oferecer, e por vezes até alguns níveis acima. Além disso, também temos uma grande melhoria na autonomia da bateria, o que é sempre incrível para quem precisa de um portátil poderoso, leve, e claro, durável.
De forma mais concreta, as alternativas da Qualcomm trazem novas alternativas para o mercado de computadores, e também metem uma pressão que nunca existiu em cima da Intel e também da AMD.
Isto significa uma incrível mudança no ecossistema, uma que… Era necessária há anos!
Basta olhar para o número de fabricantes que adotou os chips da Qualcomm, e está a lançar portáteis extremamente interessantes, e na realidade até mais baratos face às alternativas tradicionais. Estamos a falar da ASUS, da Dell, da Lenovo, e até da própria Microsoft.
Nunca se viu uma aposta tão grande por parte do mercado, quando se trata da chegada de uma tecnologia “nova”.
Aliás, se for olhar para o Windows 11 atual, é inegável que o sistema operativo tem vindo a mudar. Aliás, tem vindo a melhorar a olhos vistos. O que mostra uma Microsoft muito interessada em ir de encontro aos novos tempos, e novos níveis de exigência dos utilizadores.
Sim, ainda existem problemas com a compatibilidade do software. Mas isso também aconteceu com a Apple quando esta decidiu abandonar a Intel para apostar tudo em chips de design próprio, também este ARM.
Em suma, estamos a entrar numa nova era! Está pronto?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!