Quando as luzes do seu automóvel deixam de funcionar corretamente, pode ser perigoso, especialmente se estiver a conduzir à noite. É por isso que é importante compreender porque é que isto está a acontecer – e o que pode fazer – o mais rapidamente possível. Um dos problemas mais comuns é do nada as luzes do carro começarem a tremer. Mas a que se deve isto?
Se as luzes do seu carro começarem a tremer só pode ser isto!
Existem algumas razões possíveis para os faróis do seu automóvel estarem a piscar enquanto o motor está a funcionar.
Bateria avariada
A explicação mais óbvia para as luzes que não estão a funcionar corretamente é uma bateria do carro a descarregar. Há outros sintomas a que deve estar atento, tais como dificuldade em ligar o motor, falhas eléctricas e uma luz de aviso no painel de instrumentos que indica uma bateria.
As baterias descarregam por várias razões, desde a corrosão a condições climatéricas extremas. É possível recarregar uma bateria de automóvel, mas se esta falhar devido à idade ou ao desgaste, terá de a substituir.
Alternador avariado
O alternador do seu automóvel transforma energia mecânica em energia eléctrica, carregando a bateria do automóvel enquanto conduz e alimentando vários componentes. A sua bateria pode estar em perfeitas condições de funcionamento, mas se o alternador não a conseguir carregar, rapidamente notará sinais de que algo não está bem.
Os seguintes sintomas indicam que pode haver um problema com o seu alternador:
- Luzes intermitentes, fracas ou demasiado brilhantes
- Uma bateria descarregada
- Luz de aviso da bateria no painel de instrumentos
Por vezes, os alternadores podem ser reparados, mas normalmente é mais económico substituí-los.
Ligação/fusíveis soltos
A oscilação pode ser causada por um fusível que não está corretamente colocado ou por uma ligação solta no sistema. Se for este o caso, a intermitência será provavelmente pior quando conduzir em pisos irregulares.
Entretanto pode ser difícil localizar ligações soltas para um olho destreinado, pelo que poderá ter de contactar um mecânico.
Lâmpadas gastas
As lâmpadas não duram para sempre; à medida que envelhecem, por vezes deixam de funcionar corretamente. O mesmo se aplica se estiverem danificadas. Vai gostar de saber que este problema é fácil e barato de resolver – tudo o que tem de fazer é substituir as lâmpadas.
Problemas na cablagem
Quando vários componentes dos faróis estão danificados, podem causar luzes intermitentes. Por exemplo, se o interior do conetor derreter, provoca uma má ligação à lâmpada, fazendo com que esta se acenda intermitentemente. Os fios também se podem soltar na parte de trás do conetor, criando os mesmos resultados.
Interruptor dos faróis com defeito
A explicação final é que o seu interrutor dos faróis está defeituoso, impedindo o sistema informático de comunicar com o sistema elétrico. Por vezes, isto pode ser resolvido substituindo o interrutor do farol – normalmente em veículos mais antigos ou com muitos quilómetros – enquanto que, noutras ocasiões, é necessário um mergulho profundo no sistema elétrico ou informático, particularmente em veículos mais recentes.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!