Os monopólios são sempre maus para a indústria, este é um facto inegável e histórico. Quer um exemplo? Basta olhar para a TSMC atual, que pode fazer o que quiser, aumentar os preços como bem desejar, e nós vamos ter de os pagar.
Pois bem, ao que tudo indica, com algum apoio do CEO da NVIDIA (Jensen Huang), a TSMC está pronta a voltar a aumentar preços. 2025 vai ser complicado!
O mundo tech é da TSMC. Nós só vivemos nele!
Portanto, Jensen Huang aproveitou a Computex para afirmar que os preços das acções da TSMC estão demasiado baixos para a importância atual da empresa no mundo da tecnologia em geral. Por isso, para tentar dar a volta a essa situação, faz todo o sentido aumentar o preço dos wafers. Algo que a NVIDIA apoia.
- Nota: É fácil perceber o porquê de a NVIDIA apoiar. A gigante das placas gráficas também tem o monopólio da IA nas suas mãos, e por isso mesmo, pode vender os seus produtos ao preço que quiser. Ter de lidar com um aumento dos preços da TSMC não é de todo o fim do mundo. Mas pode ser mais complexo para todas as outras empresas que vão ter de lidar com custos mais altos, o que por sua vez deverá afetar os preços para o consumidor final.
Em suma, para nós, a coisa vai mesmo complicar, porque é cada vez mais certo que os preços vão aumentar de forma significativa no próximo ano. Sejam smartphones, tablets, portáteis, ou componentes para PC, tudo indica que a tendência é de subida. Especialmente nesta época de implementação de funcionalidades IA, que já começa a estimular a procura e mundo da produção.
Infelizmente, esta tendência só irá mudar quando a Samsung voltar a mostrar processos de produção apelativos, e claro, a Intel conseguir finalmente cumprir o seu calendário de modernização de linhas de produção. Quando é que isso poderá acontecer? Ninguém sabe!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!