O que é o Recall do Windows 11? Quer isto ativo?

Os PCs Copilot+ estão a ser algumas das figuras de maior destaque da Computex 2024, especialmente agora que temos a Microsoft a demonstrar muitas das novidades do seu Windows 11, ao mesmo tempo que várias fabricantes apresentam as suas primeiras máquinas focadas na IA para o consumidor comum.

Dito isto, uma das funcionalidades mais badalada do Windows 11, especialmente pensada para este tipo de computador Copilot+, é o “Recall”. Sabe o que é isto? É uma funcionalidade baseada em IA, que obriga ao uso de um NPU, capaz de tirar capturas de ecrã automáticas em dispositivos Windows de poucos em poucos segundos. É uma forma de conseguir perceber o que andou a fazer em dado momento, de forma a não perder o fio à meada.

Porém, já existe uma forma de ativar a funcionalidade sem suporte oficial por parte do seu PC.

O que é o Recall do Windows 11? Quer isto ativo?

Portanto, a entidade por detrás do “mod” é o conhecido entusiasta Albacore, que entretanto descobriu que o software permite que os utilizadores executem o Recall em seus computadores não suportados sem quaisquer edições de registo do Windows ou outro qualquer tipo de “hack”. Apenas precisa do AmperageKit, que por sua vez funciona apenas em alguns PCs Arm64 com o Windows 11 24H2 build 26100.712.

Infelizmente, outras versões do 24H2 não têm os arquivos necessários no nível do sistema operacional para suportar o aplicativo. Assim, os utilizadores com PCs Arm-powered devem descarregar a compilação específica do UUP Dump para experimentar a nova funcionalidade.

Assim, se porventura tem um PC Arm64 e deseja experimentar o AmperageKit, vá à página oficial do programa no GitHub para fazer download do software. Todo o processo de instalação está explicado no Readme.txt.

Isto pode ser ativo em PCs tradicionais baseados em processadores AMD ou Intel?

Possivelmente sim, de acordo com a Microsoft, o Recall executa OCR, deteção de objetos e outras ações usando pequenos modelos de IA no dispositivo alimentados por uma unidade de processamento neural (NPU) dedicada, que oferece desempenho paralelo e é altamente eficiente.

Dito isto, sem uma NPU, as operações de IA são realizadas pela CPU e pelo GPU, o que resulta num desempenho global mais lento, e claro, num maior consumo de energia.

Assim, embora o Recall possa, teoricamente, ser ativado em PCs não suportados, não é claro quantas pessoas o quererão fazer. Aliás, existem várias questões acerca da funcionalidade mesmo em computadores suportados! Com muitos utilizadores a temerem que possa ser um pesadelo em termos de privacidade. Afinal, estamos a falar de screenshots de tudo o que faz no seu computador, seja algo banal, ou algo mais… Confidencial.

Sim, a Microsoft promete ocultar informações confidenciais. Mas… Qual é o seu nível de confiança numa funcionalidade que chegou agora ao mercado, e tem como base IA? Pois…

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também