Apesar do facto de o padrão já existir há algum tempo, a realidade é que toda a gama de aparelhos premium da Samsung continua “presa” ao UFS 4.0, onde temos de incluir até o S24 Ultra, o suprasumo da marca.
Mas, isso vai mudar no inÃcio de 2025!
Galaxy S25 vai ter armazenamento UFS 4.1. Bom upgrade!
Portanto, não se deixe enganar, a velocidade dos chips de armazenamento UFS 4.0 é incrÃvel e mais do que o suficiente para lhe oferecer uma experiência de topo. Mas, num mundo em que é cada vez mais importante ter acesso rápido a ficheiros, e temos cada vez mais smartphones a “roubar” armazenamento para o transformar em memória RAM virtual, faz todo o sentido ir atrás de velocidades maiores, e latências mais baixas. Especialmente no meio da loucura da IA, que precisa de RAM super rápida, e claro, um armazenamento capaz de acompanhar toda essa velocidade.
Dito tudo isto, os mais recentes rumores apontam para uma Samsung pronta a apostar em armazenamento UFS 4.1 para toda a sua gama de smartphones Galaxy S25, ou pelo menos na versão S25 Ultra. Algo curioso, visto que já se anda a falar de armazenamento UFS 5.0 há algum tempo, mas ao que tudo indica, o padrão está ainda atrasado, e como tal deve ser uma realidade no mercado apenas em 2027.
Qual é a diferença?Â
Bem, na prática, ainda não sabemos. Os números nunca foram partilhados! Isto mesmo apesar do facto do atual SoC topo de gama do mundo Android até já ter suporte à tecnologia. (Snapdragon 8 Gen3).
Dito isto, é esperado que a velocidade de leitura e escrita não sejam muito superiores face aos atuais chips UFS 4.0. O foco da Samsung deverá estar mais no lado da eficiência energética.
O grande salto na performance deve acontecer apenas com o padrão UFS 5.0.
Entretanto, é também esperado que o S25 Ultra chegue com pelo menos 16GB de memória RAM, enquanto todos os outros modelos contam com 12GB.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!